Auto Esporte
A Mitsubishi convocou nesta quarta-feira (19) mais um recall por causa dos chamados “airbags mortais” no Brasil. Desta vez, foram chamadas 7.826 unidades do Pajero Full, dos anos 2007 a 2010.
Este é a 4ª campanha anunciada pela Mitsubishi por causa do mesmo problema. As anteriores foram para os modelos L200, Lancer e também Pajero Full.
Outras marcas que utilizaram o equipamento da Takata também realizaram chamados; veja todos os recalls dos “airbags mortais” no Brasil.
Os riscos
Quando o airbag é acionado em um eventual acidente, poderá ocorrer a ruptura da carcaça do insuflador do airbag, com a projeção de fragmentos metálicos contra os ocupantes, podendo causar danos graves e até fatais. O defeito está ligado a 14 mortes no exterior, mas nenhuma foi identificada no Brasil ainda.
Como fazer a troca
Os proprietários de Pajero Full devem verificar a numeração final do chassis e agendar a substituição gratuita da peça. Os atendimentos começam em 15 de maio e devem levar cerca de 2 horas.
Em caso de dúvida, é possível obter mais informações em uma concessionária, pelo telefone 0800 7020404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo e-mail sac@hpeautos.com.br.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos. (Auto Esporte)