DCI
A Porsche do Brasil aposta no pós-venda para ganhar competitividade no segmento de luxo. A marca alemã investiu no seu primeiro centro de distribuição da América Latina, instalado em São Paulo, para acelerar a entrega de peças nas concessionárias.
“O nosso objetivo é cobrir 90% da demanda de peças dos nossos concessionários mais rapidamente, já que a importação no Brasil demora muito devido ao desembaraço aduaneiro. Poderemos entregar pedidos de urgência em até 24 horas”, afirmou ao DCI o diretor pós-vendas da Porsche Brasil, Diego Lopez.
O centro de distribuição da montadora está localizado em Embu das Artes (SP) e conta, em um primeiro momento, com 3 mil tipos de peças. “Mas a nossa meta é atingir quase 8 mil itens até o final do ano”, revela.
Ele conta que, com a maioria da demanda das concessionárias coberta, os outros 10% serão trazidos da Alemanha assim que o pedido for feito. “Ainda assim, o tempo de chegada da peça na concessionária é de apenas 10 dias”, garante o executivo.
A dinâmica do centro de distribuição da Porsche funciona basicamente de duas maneiras: pedidos programados pelos concessionários, que levarão cerca de uma semana para chegar, e encomendas de urgência, que podem ser despachadas por avião.
Lopez acredita que este é um importante diferencial para garantir competitividade à marca, em um momento em que a competição está cada vez mais acirrada no mercado brasileiro, especialmente no segmento de luxo.
“Nosso cliente espera um serviço premium. A ideia é que o carro fique o mínimo de tempo possível parado na concessionária”, destaca.
O executivo acrescenta que o centro de distribuição contribuirá para a estratégia da montadora de atingir o segundo ou terceiro proprietário de um Porsche. “Hoje, quem compra um modelo seminovo acaba indo para uma oficina especializada e não a uma concessionária oficial da marca. Nossa ideia é trazer esse cliente, o que gera receita para a montadora, ao concessionário e garante serviço especializado ao cliente”, elucida.
Crescimento
No ano passado, a Porsche registrou vendas de 1.010 unidades no Brasil, um crescimento de 38% em relação ao ano anterior. No período, o segmento de luxo reportou retração de cerca de 30% no Brasil. “Nos dois primeiros meses deste ano, crescemos 25%”, complementa Lopez.
Atualmente, a marca conta com nove pontos de vendas no País. E com um plano montado especialmente para pós-venda, o executivo acredita que a receita da montadora e da rede deve crescer.
Um exemplo dessa estratégia é a possibilidade de extensão da garantia de dois anos para o segundo ou terceiro proprietário. “Para isso, basta o interessado procurar uma concessionária oficial da Porsche e contratar o serviço”, diz Lopez. (DCI/Juliana Estigarríbia)