Carpress
Diferentemente do que muitos consumidores pensam, um carro não muda só quando a fabricante lança um novo ano-modelo. Isto posto, vale afirmar que o Ford Ka tem recebido aperfeiçoamentos constantes.
Foi o que o Carpress constatou ao avaliar a versão Trail do hatchback compacto, que a marca lança nesta terça (28). O modelo traz design atual, motores econômicos, bom recheio de itens de série, comandos de voz e um interessante compartimento para acomodar o smartphone.
A nova versão traz interessante apelo off-road, que inclui suspensão elevada, pneus de uso misto (Pirelli Scorpion ATR 50% estrada e 50% off-road), rodas de liga leve de 15 polegadas, rack de teto, visual esportivo, detalhes alusivos à versão nos faróis de neblina, em faixas laterais e na tampa traseira, além de insertos no interior, como pedaleiras, bancos personalizados e soleiras das portas.
A versão avaliada foi a 1.0 de três cilindros de 80 cv de potência com gasolina a 85 cv com etanol. É oferecida por R$ 47.690. Vale lembrar que a versão de entrada, “civil”, do Ka tem valor sugerido de R$ 43.760. Caso prefira o Ka Trail com motor 1.5 de 105 cv a 110 cv, o valor será de R$ 51.990.
O modelo traz de série ar-condicionado, bancos de revestimento sintético, vidros elétricos na dianteira, trava elétrica e banco traseiro bipartido 60/40. É oferecido nas cores branco Ártico – a avaliada –, vermelho Arpoador, preto Ebony e prata Dublin.
É um veículo muito ágil (moderno, traz o motor 1.0 mais potente do mercado), embora não conserve a sensação de dirigir de um kart, como nas gerações anteriores. A direção elétrica facilita as manobras. Em termos de acerto, a suspensão traz novidades em molas, amortecedores e eixo traseiro mais rígido. A altura livre do solo foi elevada em 31 milímetros em relação ao modelo normal. Além disso, o carro recebeu melhor isolamento de impacto e aspereza.
Dados de consumo dão conta de que, com motor 1.0, o consumo na cidade registra 8,8 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina, enquanto na estrada são registrados 9,9 km/l (etanol) e 14,3 km/l (gasolina). Com motor 1.5, o consumo na cidade é de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele registra 9 km/l com etanol e13,2 km/l com gasolina.
Para a Ford, os principais concorrentes do Ka Trail são o Toyota Etos Cross, o Hyundai HB20X, o Chevrolet Onix Activ e o Renault Sandero Stepway. Em pós-vendas, a Ford oferece revisões com preços fixos e o programa Protect, com manutenções preventivas de três, quatro ou cinco anos cujos valores podem ser diluídos no financiamento. (Carpress/Luís Perez)