A4 impulsiona Audi a superar 10% de participação no mercado alemão em fevereiro

Carplace

 

O mercado alemão fechou o segundo mês de 2017 em baixa de 2,6% sobre o ano passado. Foram vendidos 243.602 veículos novos, com apenas 2 modelos entre os 10 primeiros apresentando resultados melhores do que os de 2016. Neste cenário, destaque para o Audi A4.

 

Com 4.393 unidades, apenas 21 a menos do que o rival Mercedes Classe C, o modelo evoluiu quase 20% no período e garantiu a oitava posição. O resultado ajudou a Audi (24.377) a assumir a vice-liderança entre as montadoras e a ultrapassar os 10% de participação de mercado apenas pela segunda vez nesta década.

 

O outro modelo a crescer (+0,6%) foi o VW Tiguan (5.093), novamente em terceiro. Golf (15.028) e Passat (5.225), mesmo com retrações superiores a 20%, mantiveram as duas primeiras colocações do mês anterior. Com 4.861 unidades, o Opel Astra foi o melhor “não-VW”.

 

Coube ao Mercedes Classe E (3.013), em 17º, a maior evolução sobre o ano passado dentre os 50 mais vendidos (+34,2%). Presente no top 10 no mês anterior, o BMW X1 (1.940), mesmo crescendo quase 17%, caiu para a 32ª colocação.

 

Ainda que perdendo mais de 18% de seus compradores no período, a VW (42.557) manteve uma folgada liderança por marcas, com 17,5% de participação de mercado. Em oitavo, a Renault (+15,7%) foi o destaque de crescimento no top 10. (Carplace/Thiago Parísio)