Toyota quer elevar exportação brasileira com motor do País

Reuters

 

A Toyota em breve iniciará a venda de automóveis Corolla de fabricação brasileira no Peru e está em estudos avançados para exportar veículos do Brasil para Chile e Colômbia, em um esforço para tornar as fábricas sul-americanas mais competitivas, disseram executivos da montadora.

 

Executivo mais sênior da empresa na região, Steve St. Angelo afirmou que as exportações para o Peru fazem parte de um plano de longo prazo para integrar as operações brasileiras com o restante da América Latina, que por muito tempo importou o Corolla dos Estados Unidos.

 

As fábricas brasileiras da Toyota, que exportavam apenas para Argentina quando St. Angelo assumiu a posição em 2013, agora também fornecem o sedã Corolla e o Etios para Uruguai e Paraguai.

 

A montadora japonesa investiu em uma nova unidade de motores e instalações de engenharia no Brasil, que segundo St. Angelo serão fundamentais para elevar o conteúdo doméstico do Corolla e do Etios dos atuais 60%. Passando a importar menos peças, as fábricas brasileiras devem ser capazes de exportar de modo mais competitivo para novos mercados, explicou ele.

 

O novo presidente-executivo da Toyota Brasil, Rafael Chang, disse que espera ter novidades “em breve” sobre as exportações para Chile e Colômbia.

 

As exportações da Toyota Brasil subiram quase 10% em 2016, para 43 mil automóveis.

 

“Estamos tentando diversificar nossas operações, então não seremos tão dependentes de uma única economia”, disse St. Angelo. (Reuters)