UOL Carros
Em 2014 o Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) já havia dado cinco estrelas ao Volkswagen Golf. Entretanto, o hatch médio ainda era vendido no Brasil como importado, sendo produzido na Alemanha e, depois, no México – de onde veio a unidade então avaliada pelo instituto.
Com a produção passada para São José dos Pinhais (PR) desde janeiro do ano passado, chegou a hora de colocar à prova o Golf nacional. E o dois-volumes com DNA tupiniquim não decepcionou, mesmo pegando pela frente um protocolo de testes mais rígido: conquistou cinco estrelas tanto para proteção de adultos sentados à frente quanto para crianças postadas na fileira traseira de assentos.
Assim, tornou-se o primeiro automóvel a tirar nota máxima nos dois quesitos seguindo o novo regime de avaliação, implantado em 2016.
O Golf brasileiro passou pelos seguintes exames: impacto frontal parcial a 64 km/h; lateral a 50 km/h; lateral contra poste de 25,4 cm de diâmetro a 29 km/h; e de controle de estabilidade. Para conferir todos eles basta ver a playlist.
Na colisão frontal, a proteção de cabeça, pescoço e pernas dos dois ocupantes adultos (bancos dianteiros) foi considerada boa, assim como a do peito do passageiro. Já a do peito do condutor acabou classificada um grau abaixo, como “adequada”.
O melhor resultado veio na batida lateral: todas as partes do corpo do motorista ficaram bem protegidas, especialmente devido à ação dos airbags laterais e de cortina.
Já no teste de poste veio a pior avaliação: segurança apenas “marginal” para a região do tórax do condutor. Por fim, o controle eletrônico de estabilidade teve desempenho considerado de acordo com os requerimentos da entidade.
Comportamento da célula de sobrevivência também agradou – repare nas imagens como as colunas A se mantiveram praticamente intactas -, sendo considerado “estável” em todas as simulações de choque.
Presença de sete airbags, cintos com pré-tensionadores e alerta de não acionamento, freios ABS (antitravamento) e ganchos para cadeirinhas Isofix renderam pontuação extra. No fim, o hatch marcou 33,3 de um total de 34 pontos em segurança para adultos, e 43,52 de 49 na proteção de crianças.
SUV coirmão também se deu bem
Irmão de plataforma do Golf (ambos são montados sobre a arquitetura modular MQB) e dotado dos mesmos equipamentos, o SUV Seat Ateca também gabaritou o Latin NCAP. Foram 32,65 pontos em proteção para adultos e 42,48 para crianças, rendendo cinco estrelas em ambos os quesitos.
Segundo o Latin NCAP, os dois modelos do grupo VW abriram a fase 8 do programa. (UOL Carros)