Carplace
A Volvo acaba de apresentar no Brasil a versão mais sofisticada de seu SUV topo de linha, o XC90 T8 Plug-In Hybrid. Apesar do preço salgado, que começa em R$ 456.950, o modelo oferece algumas conveniências que não estão presentes em seu segmento. Um deles é poder rodar apenas com eletricidade nas cidades. A outra, especialmente interessante em São Paulo, é ficar livre do rodízio.
A Volvo apresenta seu SUV de luxo como o modelo mais potente que a marca sueca já importou para o Brasil. Ele tem 408 cv de potência combinada (320 cv do 2.0 com turbo e compressor e 88 cv do elétrico) e 65,3 kgfm. Sua transmissão é automática de 8 marchas, com uma nova posição no seletor: B, que usa o freio-motor do carro para recarregar as baterias. Sua autonomia puramente elétrica chega a até 35 km (com as baterias totalmente carregadas). Como a maior parte das pessoas roda menos do que isso por dia, a Volvo aposta que muita gente nem precisará usar combustível durante a semana.
O motor a combustão move apenas as rodas dianteiras, enquanto o elétrico fica responsável pelo eixo traseiro. Isso faz o XC90 T8 ter tração primordialmente traseira, nos deslocamentos na cidade, e nas quatro rodas, quando o modo híbrido for acionado. Há três opções de tração: Pure (apenas elétrica), Hybrid (para o uso comum) e Power (para quem quer um comportamento esportivo). O carro vem com um cabo de 4,5 m para facilitar as recargas. Uma completa leva 2,5 horas em uma tomada de 220V e 16A. Segundo dados do Conpet Veicular, o XC90 T8 tem economia de 15,3 km/l na cidade e de 15,8 km/l na estrada. Para um veículo de 2.319 kg em ordem de marcha, são marcas muito expressivas. Assim como o 0 a 100 km/h de 5,6 s.
Há três modos possíveis de condução: AWD (nas quatro rodas), Off-Road (que segura o XC90 em descidas e eleva a suspensão em 40 mm, a até 40 km/h) e Individual (no qual o motorista escolhe os parâmetros). Pela central multimídia com tela de 9? é possível escolher se o XC90 vai guardar energia elétrica para a bateria (função Hold), caso o motorista queira usar só o motor a combustão na estrada, por exemplo, ou se vai usar o motor apenas para recarregar as baterias, rodando com motor elétrico mais tempo (função Charge).
Com 4,95 m de comprimento, 2,14 m de largura, 1,78 m de altura e um entre-eixos de 2,98 m, o XC90 híbrido tem rodas de aro 21?. Os dois bancos dianteiros têm regulagens elétricas, aquecimento, ventilação e memória, enquanto a segunda fileira vem com booster integrado, para facilitar o transporte da criançada. Para entreter crianças e adultos, o carro vem com um sistema de som Bowers & Wilkins de 1.400 watts, com 19 alto-falantes. Ele chega ao cúmulo de ter os primeiros subwoofers do tipo air-ventilated colocados em um automóvel. O software de controle do sistema simula a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo. Podia ser a de Viena, mas raízes são raízes.
A versão mais em conta, a Inscription, de R$ 456.950, vem também com todo o sistema de iluminação do carro em LED (incluindo os faróis de neblina), head-up display, Pilot Assist de segunda geração e ACC, além de todos os sistemas de segurança que já tornaram a marca conhecida e reconhecida. A Excellence custa R$ 519.950 e oferece dois bancos individuais traseiros com mesinha retrátil, apoio para os pés, massagem, ajustes elétricos por uma tela retrátil e um cuidado extra com o conforto, como vidros laterais laminados, um divisor com isolamento acústico entre os bancos de trás e o porta-malas e um sistema ativo de anulação de ruídos. (Carplace/Gustavo Henrique)