Jornal do Carro
Além da automação de seus automóveis, a eletrificação dos veículos é outra meta da montadora. As versões híbridas T8, como a do XC90, que acaba de ser lançada no Brasil, estão recebendo alto investimento da marca. Além disso, o primeiro carro 100% elétrico da Volvo chegará às lojas do mundo em 2019, antes mesmo de seu veículo totalmente autônomo – previsto para 2020.
Foi o que informou o chefe mundial de desenvolvimento de produtos da Volvo, Henrik Green, em entrevista ao Jornal do Carro. O executivo não quis revelar em que modelo estreará a tecnologia elétrica – se em um já existente na linha ou num carro inédito.
Entre os modelos que em breve serão lançados pela Volvo, está o XC40, utilitário que concorrerá com Q3 e X1, entre outros. A estreia mundial ocorrerá no terceiro trimestre deste ano e a chegada ao Brasil, em 2018. Porém, é pouco provável que a completa eletrificação seja introduzida primeiro em um carro de entrada.
Já o presidente da Volvo dos EUA e responsável pelas operações de toda a América – incluindo a subsidiária brasileira -, Lex Kessemakers, falou que a versão Polestar do novo XC60, se for lançada, trará alto nível de eletrificação.
A Polestar é parceira da Volvo na preparação de modelos, dando aos carros suecos tratamento esportivo. Portanto, lançar uma versão Polestar com alto índice de eletrificação significa que, para a Volvo, o futuro é elétrico. (Jornal do Carro)