Sedãs de entrada – Voyage é o segundo mais vendido em fevereiro

Carplace/Fenabrave

 

O grande destaque de fevereiro entre os sedãs de entrada foi um modelo veterano. Em alta de 11% em relação ao mesmo período de 2016, o Voyage emplacou 2.442 unidades e assumiu a vice-liderança do segmento. Este foi o 3º pódio consecutivo do modelo da VW.

 

A subida do Voyage também está relacionada com o desempenho do HB20S. O modelo da Hyundai emplacou 2.105 unidades e teve o seu resultado mais fraco desde abril de 2013 (967), quando começou a ser vendido no país. Será o efeito da chegada do Creta à linha de produção da marca sul-coreana?

 

A liderança permaneceu com o Prisma (3.368), que recuou quase 24% nos últimos doze meses, mas a vantagem do Chevrolet sobre o rival mais próximo caiu para menos de mil unidades – em janeiro, a vantagem havia sido de quase 1,9 mil unidades.

 

Em seu segundo mês fazendo parte das análises da categoria, o Toyota Etios Sedan (2.054) manteve a quarta colocação, com números quase 16% superiores aos do ano passado. A diferença em relação ao Siena (2.015), no entanto, foi de apenas 39 unidades.

 

O Fiat, aliás, teve o seu 2º pior resultado desde janeiro de 2002, mês mais antigo com números ainda disponíveis no arquivo da Fenabrave. Além do Siena, o Ka+ (1.128) foi outro destaque negativo. Novamente superado pelo Renault Logan (1.427), o Ford não vendia tão pouco desde outubro de 2014 (881), quando oficialmente começou a ser comercializado.

 

O mês também não foi bom para o Versa, que emplacou apenas 964 unidades. Se considerarmos que o Chevrolet Classic (9) já saiu de linha, o Nissan foi o lanterna da lista graças ao seu mês mais fraco desde março de 2015 (240).

 

Observação

 

– As vendas do Fiat Siena também incluem a versão Grand Siena, já que a Fenabrave não segrega as vendas do modelo;

– O Toyota Etios anteriormente era incluído entre os sedãs compactos. (Carplace/Fenabrave/Thiago Parísio)