Jornal do Carro
A Volkswagen vendeu mais veículos em todo o mundo do que a Toyota e destronou a montadora japonesa, dona da liderança do mercado mundial há quatro anos. As vendas globais da Toyota, que incluem as marcas Lexus, Daihatsu e Hino, tiveram um aumento de 0,2% em relação a 2015 e chegaram a 10,2 milhões de veículos, segundo dados divulgados pela empresa. O número ficou próximo ao resultado de 10,3 milhões de veículos negociados pela Volkswagen, que apresentou uma alta de 3,8% em relação ao resultado atingido em 2015. O desempenho das duas montadoras foi impactado pelas vendas em dois mercados: Estados Unidos e China.
Enquanto a Toyota viu seus números desacelerarem em solo americano com as quedas de venda do sedã grande Camry, cuja nova geração surgiu no Salão de Detroit. A Volkswagen teve um crescimento em território chinês, sendo beneficiada por um corte nos impostos e por uma demanda crescente.
Apesar dos resultados globais apontarem uma vantagem para a Volkswagen, a Toyota ainda se deu melhor na Europa. De acordo com os dados da Bloomberg, até setembro de 2016, o lucro da japonesa era mais do que o dobro da montadora alemã. As informações preliminares, no entanto, só poderão ser confirmadas quando as montadoras divulgarem os resultados do quarto trimestre.
No velho continente, a Volkswagen foi severamente afetada pela suspensão em vários países da venda de seus modelos com motorização a diesel depois do escândalo em que a montadora assumiu sua culpa por ter instalado um programa que fraudava as regras de emissões de poluentes em mais de 10 milhões de veículos, incluindo as marcas Audi, Porsche, Seat e Skoda. (Jornal do Carro)