Jornal do Carro
Uma unidade de um Porsche 917, com longo histórico em competição e desenvolvimento, será leiloada no próximo mês, em Paris, pela empresa de leilões RM Sotherby’s. De acordo com alguns leiloeiros, o valor de venda pode ficar entre 4,8 milhões e 5,9 milhões de dólares (cerca de R$ 21 milhões). O Porsche 917/10 1970 tem o chassi número 001 e faz parte de um seleto grupo de 13 917 existentes.
O Porsche que será leiloado tem, em seu currículo, 23 dias seguidos de teste no centro de pesquisas da montadora em Weissach, na Alemanha, e um programa de um ano e meio de duração, onde foi guiado por lendas como Jo Siffert, Mark Donohue, Willi Kauhsen e Herrman Mimler.
Durante o período em que rodou pelas pistas, o Porsche 917 já foi movido por um motor 12 cilindros, um de 4,5 litros e um 5.0, todos com turbo, e um 5.0 naturalmente aspirado. O 917 também passou por cinco mudanças radicais na carroceria. Atualmente, o carro tem um propulsor 12 cilindros de mais de 608 cv, transmissão manual de cinco velocidades e estrutura tubular original.
O histórico competitivo da raridade foi marcado por um segundo lugar em Hockenheim Interserie, oitavo lugar em Riverside, quarta posição em outro evento em Hockenheim e sexto em Nürburgring. Antes de ser posto a venda, o Porsche 917 passou por um processo de restauração, iniciado em 1997. (Jornal do Carro)