Jornal do Carro
Embora seja cultuada por um grande número de fãs e admiradores, a italiana Lamborghini é uma marca ao alcance de um grupo seleto de pessoas. Afinal, o modelo mais barato da marca já é um carro superlativo em tudo, do desempenho ao preço. Com motor V10 de 5,2 litros e 573 cv que acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, o Huracán não sai por menos de US$ 203 mil (R$ 644 mil). Mas esse status de exclusividade absoluta pode estar com os dias contados.
Isso porque a montadora estuda a possibilidade de construir um esportivo menor e bem mais barato, que seria o quarto modelo de seu portfólio. Foi o que revelou o CEO da marca, Stefano Domenicali, em uma entrevista recente.
A viabilidade da ideia, porém, dependerá do bom desempenho do utilitário-esportivo Urus, que a marca lançará no ano que vem e será o primeiro Lamborghini com opção de motor elétrico do tipo plug-in.
Enquanto os atuais Aventador e Huracán usam plataformas exclusivas, o novo esportivo “popular” seria construído sobre uma base modular que poderia ser aproveitada por outros modelos, o que ajudaria a diluir os custos de seu desenvolvimento. “Não é viável termos tantos modelos com motores, transmissões e chassis completamente diferentes”, justificou Domenicali.
De qualquer forma, o projeto do “Lamborghini popular” ainda tem um bom chão pela frente. Com o lançamento do Urus previsto para 2018, o novo modelo não viria ao mundo antes de 2022. (Jornal do Carro)