Car and Driver Brasil
Você está dirigindo tranquilamente quando começa a enxergar uma fumaça preta saindo debaixo do capô. É isso mesmo! Seu carro está começando a pegar fogo. Saiba o que fazer para se safar e tentar reduzir os danos.
Saia já daí!
Se o carro começou a pegar fogo não tente de maneira nenhuma achar um “lugar seguro” para estacionar. Os gases liberados pela queima de plástico, espuma e borracha são extremamente nocivos para a saúde e o primeiro lugar em que eles vão parara é no habitáculo do automóvel. Além disso, o fogo pode se propagar muito mais rápido do que você pode imaginar.
Extintor
Antes de pedir ajuda ou ligar para qualquer pessoa, tire o extintor do carro ciente de que você não vai se queimar fazendo isso. Ele geralmente fica sob um dos bancos, do passageiro ou do motorista.
Toca a sirene!
Fora do carro e com o extintor em mãos, peça ajuda a quem estiver passando. Mas não apenas para apagar o fogo, antes de tudo peça para alguém acionar o serviço dos bombeiros. O telefone é 193!
Contenção
Sem desespero e mantendo uma distância segura do foco do incêndio (de três a cinco metros) mire o extintor sempre por debaixo da parte da carroceria que está sendo consumida pelo fogo. Em hipótese alguma tente levantar o capô ou abrir o porta-malas. Pode ser um incêncio por combustível e qualquer deslocamento súbito de ar gera labaredas e coloca você em risco. Caso a fumaça não seja muito intensa, jogue o componente de rescaldo próximo da parte elétrica, concentrada na bateria e no alternador.
Apagou?
Depois de um exame visual para ver se houve a contenção do fogo levante o capô calmamente e continue o trabalho de resfriamento da parte afetada, até que você se certifique de que foi controlado. Mantenha o extintor pulverizando a área até esgotar. Depois dessa certeza não tente ligar o carro. Empurre-o até um lugar seguro e espere o socorro (bombeiros ou seguradora) chegar. (Car and Driver Brasil)