Carplace
Em seu melhor resultado desde 2010, o mercado de veículos novos na Itália mostrou força em 2016. Pelo segundo ano consecutivo com crescimento na casa dos dois dígitos, as vendas atingiram a marca de 1.824.968 unidades (+15,8%).
Na disputa entre marcas, a Nissan (55.198), 14ª, foi a única do top 20 a perder vendas nos últimos doze meses (-4%). Líder inconteste, a Fiat (385.678) avançou 17,1% e garantiu quase 250 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (139.057, +16,8%). Atrás da Ford (124.257) por menos de 6 mil unidades, a Renault (118.283) foi a campeã de crescimento no top 10 (+24,7%).
Com vendas superiores à soma dos dois rivais mais próximos, o Fiat Panda (147.283) chegou ao quinto ano seguido como o preferido dos italianos. Único modelo da Lancia ainda comercializado por lá, o Ypsilon (65.663), em alta de quase 18%, assegurou um honroso segundo lugar, à frente do Fiat 500L (54.578).
Renault Clio
Quarto colocado – sua melhor posição histórica no país -, o Renault Clio (49.798) foi o melhor estrangeiro da lista. O grande derrotado do ano foi o Punto. Com 45.208 unidades, o hatch da Fiat caiu da 2ª para a 8ª posição e foi o único entre os dez mais vendidos a recuar no período (-19,9%).
Lançado em 2015, o Jeep Renegade encerrou o seu primeiro ano cheio em 12º, com 34.331 unidades. Estreante do ano, o Fiat Tipo emplacou 31.555 unidades e garantiu a 14ª posição. 30º, o Mercedes Classe A (16.349) ajudou a marca alemã (64.334) a destronar a Audi (63.946) e assumir a liderança entre as premium. (Carplace/Thiago Parísio)