Mais vendidos na Alemanha em 2016 – Golf chega ao 36º ano na liderança

Carplace

 

No maior mercado da Europa, um crescimento significativo marcou 2016. Com 3.351.607 veículos novos comercializados, 4,5% a mais do que em 2015, a Alemanha atingiu o seu resultado mais consistente desde 2009 (3.807.175).

 

Por marcas, nenhuma alteração nas primeiras colocações. Com vendas em baixa de 4,3% – as outras duas do top 20 a registrarem resultados inferiores aos de 2015 foram a Hyundai (107.228), 9ª, e a Citroën (48.726), 18ª -, a Volkswagen (656.025) perdeu quase dois pontos percentuais de participação de mercado.

 

Destaques para a Mercedes-Benz (311.286), que avançou 8,5% e ampliou a vantagem em relação à Audi (289.617) na briga pela vice-liderança, e para a Renault (125.300), 8ª, campeã de crescimento no período (+13,9%).

 

Vendendo mais do que os três adversários mais próximos – isso mesmo com uma queda de quase 13% -, o VW Golf (235.935) chegou ao 36º ano consecutivo como o preferido dos alemães. O Mercedes W123, no longínquo 1980, foi o último modelo diferente a liderar a disputa. Antes disso, o Golf já vinha se mantendo à frente desde 1975, o que totaliza 41 anos como 1º, no total.

 

Mostrando o domínio da VW, o pódio foi completado pelo Passat (80.900) e pelo Polo (72.017), este último com uma pequena alta de 3,1%. O Mercedes-Benz Classe C (66.898), mesmo com uma leve retração (-1%), repetiu a quarta posição de 2015.

 

Graças ao lançamento de novas gerações, quatro modelos se destacaram. O Opel Astra (65.173) cresceu mais de 16% e voltou a um top 5 que não ocupava desde 2012. Em seu novo recorde de vendas no país, o VW Tiguan (63.979), também em nova geração, foi o sexto.

 

Décimo em 2015, o Audi A4 (61.597) cresceu mais de 17% e galgou três colocações. Já o Mercedes Classe E, com 37.945 unidades – mais do que o VW up! (36.592), por exemplo -, subiu quase 23% e se aproximou do top 20. O melhor BMW da lista foi o Série 2 (50.680), 12º, cujas vendas aumentaram mais de 18%. (Carplace/Thiago Parísio)