Ford Focus SE 1.6 ou Fiesta Titanium Plus 1.0 EcoBoost AT?

Carplace

 

Em mais uma edição do nosso Briga de Casa, você vai conferir a disputa de melhor compra entre os dois hatchbacks da Ford: o compacto Fiesta, na versão de topo Titanium Plus, equipada com o novo motor 1.0 EcoBoost, e o médio Focus, na versão de entrada com o motor 1.6 16V Sigma. Em termos de preços, a versão de topo do compacto custa R$ 73.700, enquanto o médio básico sai por R$ 76.200.

 

Compre um Focus se…

 

Espaço interno: como um carro médio, o Focus oferece mais espaço interno que o Fiesta. Não chega a surpreender, mas faz diferença em viagens longas ou com 3 adultos no banco traseiro, embora na comparação com outros médios ele não chegue a ser uma referência;

 

Prefere maior prazer ao dirigir: referência em termos de dirigibilidade, o Focus agrada mais ao volante tanto na cidade quanto na estrada. É um carro bem assentado, tem mais estabilidade, suspensão traseira independente e melhor isolamento acústico que o hatchback. Apesar disso, o Fiesta está longe de ser ruim, sendo um dos melhores em sua categoria;

 

Prefere melhor acabamento: Bastante evoluído em relação ao modelo da geração anterior, o acabamento do Focus é bem superior ao do Fiesta. Aliás, este é um dos principais pontos fracos do compacto.

 

Compre um Fiesta se…

 

Prefere menor consumo: menor e mais leve, o Fiesta tem consumo menor que o do Focus. Se nas versões com o mesmo motor do irmão maior ele já leva boa vantagem, nesta, com o moderno propulsor 1.0 turbo, então, nem se fala;

 

Prefere melhor desempenho: o Focus da atual geração ganhou um pouquinho de fôlego com o motor 1.6 de 135 cv (o anterior tinha 115 cv) e tem desempenho honesto considerando o porte, mas o Fiesta EcoBoost é praticamente um foguetinho de bolso;

 

Prefere um carro mais equipado: o Focus tem uma boa lista de equipamentos, que mesmo na versão de entrada traz monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor fotocrômico, faróis e limpadores de pará-brisa automáticos. Por outro lado, o Fiesta vai além e dá o troco com câmbio automático, controle de cruzeiro, partida sem chave, 7 airbags, ar-condicionado digital, bancos em couro e sensor de estacionamento traseiro.

 

Conclusão:

 

Com uma diferença de preço menor do que R$ 3 mil, ambos estão relativamente bem posicionados em seus respectivos segmentos em termos de equipamentos e motorização. O Fiesta conquista pelo ótimo desempenho, baixo consumo e boa oferta de itens, mas cobra caro por isso. Já o Focus contra-ataca com a dirigibilidade exemplar e bom nível de conforto, além de acabamento condizente. Poderia ser um pouco mais econômico e custar menos, diante da motorização aspirada. (Carplace/Julio Cesar)