Carplace
Pelo terceiro ano consecutivo, a Volvo registrou recorde de vendas. Em 2016, a marca sueca conquistou a preferência de 534.332 consumidores em nível global, 6,2% a mais do que em 2015 (503.127).
O ótimo desempenho foi impulsionado por um sólido crescimento em todos as principais regiões, incluindo altas na casa de dois dígitos na China e nos Estados Unidos, seus dois maiores mercados.
No gigante asiático, a Volvo emplacou 90.930 unidades, 11,5% acima do total do ano anterior. Já nos EUA, a alta foi ainda maior (+18,1%), com 82.726 carros comercializados, onde os SUVs da marca foram os campeões de vendas.
Na Europa, o avanço da Volvo foi de 4,1%, com 206.144 unidades, impulsionada pelo forte desempenho em mercados-chave como Alemanha, Reino Unido, França e Itália. Já na Suécia, seu país de origem, as 70.268 unidades representaram uma retração de 1,3%.
O campeão de vendas da marca foi o XC60. Lançado em 2008, o SUV respondeu por 161.092 unidades, seu novo recorde. O V40, com 101.380 unidades, foi o segundo, enquanto o XC90 (91.522), avançando 125,3% em relação a 2015, completou o pódio.
No Brasil
Por aqui, a Volvo fechou o ano de 2016 em baixa de 9,4%. Foram 3.454 unidades, contra 3.811 registradas em 2015. O XC60, com 2.144 unidades, foi o mais vendido, seguido pelo V40 (496) e pelo XC90 (434), cujas vendas cresceram mais de 340% nos últimos doze meses graças à nova geração. (Carplace/Thiago Parísio)