Cinco carros raros vão a leilão nos EUA

Jornal do Carro

 

Uma das mais reconhecidas casas de leilão de automóveis, a Barrett-Jackson vai realizar um evento em Scottdale, nos Estados Unidos, no qual haverá cinco carros raríssimos disponíveis para arremate pelos interessados.

 

Um deles é o Delage D8 Cabriolet 1930. A marca, que produziu na França entre 1905 e 1953, teve 40 mil carros produzidos e restaram poucas unidades intactas, sendo que da versão conversível, esse é o único e o valor de arremate em dólares deve atingir sete dígitos.

 

O segundo carro é o conceito Chrysler Ghia Streamline X, ou Gilda. Criado pelo estúdio de design Ghia, foi mostrado durante o Salão do Automóvel de Turim de 1955, na Itália. O carro foi encomendado pela montadora norte-americana como um estudo para resolver problemas de resistência ao evento e pouca aerodinâmica dos modelos. O carro é composto de uma carroceria de alumínio sobre um chassi tubular, com a parte inferior do veículo completamente fechada, para ser plana e reduzir a resistência do ar.

 

O terceiro lote pelo qual se deve ficar atento é o que tem Chevy Engineering Research Vehicle 1, ou CERV 1 1960. Criado entre 1959 e 1960 por Zora Arkus-Duntov, outrora conhecido como pai do Corvette, ele tinha motor central, rodas sem cobertura e era um monoposto, se assemelhando aos Fórmula 1 da época. E criado para esse propósito, nunca chegou às pistas por uma mudança na ideologia da marca quando a patrocinar corridas.

 

Quase como uma versão mais evoluída do Shelby Cobra, o Cheetah GT 1964 teve apenas 11 unidades produzidas e conta com um motor V8 de 7 litros com cabeçote de alumínio e câmbio manual de quatro marchas.

 

Falando em Shelby, o quinto lote que deve superar o milhão de dólar é um Shelby Series 1 conversível. O modelo foi uma criação de Caroll Shelby, em 1998, projetado, desenvolvido e montado todo na fábrica do ícone, em Nevada. Apenas 249 unidades foram produzidas entre 1998 e 2005.

 

O carro em questão é a unidade de número 240. Sob o capô, o motor V8 4.0 original que desenvolvida 320 cv, mas que poderia chegar a até 400 cv. A transmissão é uma ZF de seis marchas alocada à frente da suspensão traseira. O carro todo pesa 1.270 kg e acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 300 km/h. (Jornal do Carro)