Quatro Rodas
A Chevrolet foi líder de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em 2016. É a segunda vez que a fabricante norte-americana alcança o topo das vendas (a primeira foi em 2004), mas a primeira que o carro mais vendido também foi um Chevrolet, o Onix, que teve 153.372 unidades emplacadas – em 2015, o Onix também terminou líder, mas quem vendeu mais carros no geral foi a Fiat.
A marca italiana, por sinal, deixa o título de montadora com maior volume de vendas pela primeira vez desde 2006. Foram 304.980 unidades emplacadas, contra 345.874 unidades da GM.
O que chama atenção é a queda no volume de vendas da Fiat, que em 2015 havia acumulado 439.165 emplacamentos, uma baixa de 30,5%. Isso é explicado pelo foco diferente que a empresa adotou em 2016 ao praticamente extinguir modelos velhos, caso de Siena EL e do Palio Fire, que agora é vendido apenas para frotistas. Idea, Bravo e Linea não tiveram fim confirmado, mas estão esquecidos no mercado.
Apesar de ter repetido a terceira posição no ranking obtida em 2015, a Volkswagen também sofreu forte queda nas vendas: foram 228.456 emplacamentos em 2016 frente aos 359.494 do ano anterior.
A surpresa começa mesmo nas posições seguintes. As vendas da linha HB20, do Tucson e do iX35 levaram a Hyundai para a quarta posição entre as montadoras, com 197.850 unidades. A Toyota, com Corolla, Etios e Hilux, ficou em 5º com seus 180.416 emplacamentos.
Quarto lugar em 2015, a Ford caiu para a sexta posição em 2016, com 180.242 unidades. Trata-se de um fato simbólico que quebra a tradição das chamadas “quatro grandes” (Chevrolet, Fiat, Ford e VW), mesmo que a diferença para a Toyota tenha sido muito pequena.
O fato chama mais atenção levando-se em conta que o portfólio de produtos (e a própria estrutura de fábricas e concessionárias) de Hyundai e Toyota ainda são bem menores que os da Ford. No caso específico dos coreanos, o sucesso é ainda mais concentrado na linha HB20 – o hatch foi o 2º carro mais vendido no país em 2016, enquanto o sedã ficou em 9º lugar
Apesar de Ka e EcoSport ainda venderem bem, as vendas do Fiesta caíram mais de 50%, levando ele da 17° para a 30° posição do ranking geral de carros mais vendidos em 2016. O Focus hatch teve vendas pouco acima da metade de 2015: 6.766 contra 12.910. Enquanto o Fiesta ficou mais caro ao perder o motor 1.5 (hoje parte dos R$ 52.590), o Focus ainda lidera entre os hatches médios, mas o próprio segmento perdeu muito espaço para os SUVs compactos.
A Renault, por sua vez, caiu do sexto para o sétimo lugar e é seguida por Honda, Nissan e Jeep, esta última em rápida ascendente.
Entre as marcas de luxo, a Mercedes Benz foi líder novamente, com 13.155 emplacamentos. BMW e Audi vem em seguida, invertendo as posições de 2015. Agora nacional, o A3 Sedan já não vende tão bem como em outras épocas. (Quatro Rodas/Henrique Rodriguez)