Clássicos da Renault se reuniram no Sambódromo

Jornal do Carro

 

A noite de ontem foi especial para os fãs da Renault. A última edição deste ano do Auto Show Collection, encontro semanal de aficionados por carros antigos que ocorre todas as terças no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital, foi dedicada à marca francesa.

 

Realizado em parceria com a montadora pelo oitavo ano consecutivo, o evento passou em revista todo o período em que a Renault esteve presente no Brasil, desde os tempos em que projetos seus eram produzidos no País sob licença da Willys Overland – caso dos sedãs Dauphine e Gordini, vendidos por aqui entre 1959 e 1968, e também do esportivo Interlagos, uma adaptação local do Alpine A110.

 

Os modelos que a Renault comercializou no País a partir da segunda metade dos anos 90, quando foi erguida a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, compareceram em grande quantidade. Twingo, Clio, Mégane, Laguna e Sandero estiveram bem representados, com muitas unidades trazidas por membros de clubes dedicados a eles.

 

A cereja do bolo foram os exemplares de alguns modelos raros no País. Entre eles, um R8 de 1965, um R16 de 1972 e um R10 Major de 1966, único no Brasil. Impecáveis da lataria ao acabamento interno, eles denunciavam o grande afinco com que são conservados por seus donos.

 

Para reforçar o elenco de raridades, a própria Renault trouxe duas estrelas de seu acervo na França: uma réplica do Dauphine 1962 que bateu recordes de velocidade no deserto de Bonneville, nos Estados Unidos, e o protótipo Étoile Filante, de 1954, com linhas futuristas e uma turbina capaz de levá-lo aos 308 km/h, de acordo com informações da marca.

 

Reconduzindo o olhar dos visitantes para a atualidade, estavam expostos alguns dos lançamentos mais recentes da Renault, como a picape Duster Oroch, o hatch esportivo Sandero R.S. (na versão customizada em tons de preto e dourado que deu as caras no Salão do Automóvel de São Paulo deste ano) e os motores 1.0 e 1.6 da nova família SCe (Smart Control Efficiency), que equipam a linha 2017 de Logan, Sandero, Duster e Oroch, além do inédito Captur, jipinho que está em fase de pré-venda no Brasil. (Jornal do Carro)