Jornal do Carro
A Peugeot vai exibir no Salão de São Paulo o conceito Fractal, mostrado no salão de Frankfurt de 2015. O cupê adianta as formas dos futuros esportivos da marca, além de antecipar como será a evolução das cabines dos futuros Peugeot.
Elétrico, o fractal usa dois motores, montados em cada eixo, que geram até 204 cv de potência e tem autonomia de 450 km. O Fractal também tem suspensão com altura regulável, que pode se abaixar para melhorar a aerodinâmica ou levantar para ajudar o modelo a transitar em terrenos acidentados.
Ele tem cerca de 1.000 kg e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O baixo peso foi conseguido pelo uso de 80% das peças da cabine feitas por impressoras 3D.
O Fractal ainda tem um sistema que emite sons para fora do carro, com ruídos específicos para cada situação, como acelerações, frenagens e cruzeiro. Assim, o modelo sinaliza para pedestres e ciclistas sua movimentação.
Dentro, o sistema de som usa a estrutura dos bancos, além dos alto falantes convencionais, para tocar músicas em alta fidelidade. As vozes do sistema de navegação também podem ser emitidas de diferentes pontos do carro, de acordo com as direções que o motorista deve tomar. (Jornal do Carro)