Carpress
O mais recente balanço do Salão de Paris, que terminou neste domingo (16), realizado às 9h (horário de Brasília), indica que a mostra francesa continua sendo a maior do mundo em número de visitantes, com 1.066.439 passando pelo pavilhão do Porte de Versailles.
Esse número, no entanto, é 14% inferior ao registrado em 2014 (a exposição acontece apenas nos anos pares). De acordo com a organização, no entanto, todos os eventos franceses registraram queda de 15% a 30% no público desde novembro do ano passado.
No que diz respeito à realização de negócios, porém, os organizadores divulgaram números melhores – as encomendas e as intenções de compra foram ampliadas em 50% em relação ao salão de dois anos atrás.
Pesquisas realizadas internamente indicaram que um visitante a cada três pretende adquirir um automóvel nos próximos 12 meses, contra um em cada quatro em 2014. Outro destaque foi a ampliação de um público mais jovem e feminino.
Esse pode ter sido o efeito do novo perfil do salão, que, embora tenha perdido a presença de marcas importantes, como Ford, Lamborghini, Aston Martin, entre outras, focou em inovações como carros autônomos e elétricos. Foi, nas palavras dos organizadores, um “salão de transição”. (Carpress/Luís Perez)