Jornal do Carro
A Citroën mostrou imagens de um novo conceito de sedã de luxo, o CXperience, antes da sua primeira exibição, que ocorrerá no Salão de Paris, em outubro. Segundo a marca, trata-se de estudo sobre a aplicação do estilo atual da Citroën num sedã médio-grande. Essa linguagem visual já está em veículos como o novo C3 e o C4 Cactus.
O modelo tem 4,85 metros de comprimento, sendo 3 metros de entre-eixos, que resultam em frente e traseira bem curtas e visual bastante peculiar, além de futurista. A largura é de 2 metros e a altura, de 1,37 metro.
Os retrovisores externos foram substituídos por câmeras, que enviam imagens em 360° para telas no interior do carro.
O interior é baseado em peças de decoração e traz apenas materiais de luxo, como nogueira. As portas traseiras são do tipo suicida, o que proporcionou a remoção da coluna B e aumentou a sensação de amplitude na cabine. A solução aumenta o vão entra as portas e as quatro poltronas, facilitando o acesso a elas.
No painel, uma tela retangular de 19 polegadas sensível ao toque, como na mais recente geração do Porsche Panamera, projeta informações da central multimídia (que inclui GPS) e comanda diversas outras funções do carro, como ar-condicionado e auxílio à direção.
De acordo com informações da montadora, a propulsão híbrida gera de 250 cv a 300 cv – não foram divulgados detalhes adicionais sobre esse sistema. A transmissão é automática de oito marchas e a autonomia, no modo elétrico, é de 60 km.
A Citroën informa também que o carro trará um novo sistema de suspensão, cujo objetivo é incorporar os benefícios de conforto ao rodar proporcionado pelos antigos sistemas hidropneumáticos. (Jornal do Carro)