Infiniti mostra motor com taxa de compressão variável

Best Cars

 

A Infiniti apresenta o primeiro motor com taxa de compressão variável pronto para produção. A divisão de luxo da Nissan mostra no Salão de Paris, a partir de 29 de setembro, o motor VC-T (Variable Compression-Turbocharged, compressão variável turbocomprimido) após “mais de 20 anos de desenvolvimento”. A sueca Saab havia revelado ideia semelhante em motor de aspiração natural em 2000, mas não a colocou em série.

 

O sistema da Infiniti permite que a taxa varie entre 8:1, em condições de maior desempenho, e 14:1 para priorizar a economia de combustível. A menor taxa permite uso de maior pressão de superalimentação, na primeira condição, com menor risco de detonação. A variação é feita pela modificação da posição de trabalho do conjunto de pistões e bielas e até mesmo do virabrequim: para aumentar a taxa, um braço atuador desloca tais componentes para cima, o que deixa a câmara de combustão mais compacta; para reduzir a taxa, as peças são movidas para baixo e as câmaras ganham volume (veja ilustração). A fábrica anuncia mais detalhes da tecnologia no evento francês. (Best Cars)