Portal Adrenaline
O Departamento de Transportes do Missouri (MoDOT), nos Estados Unidos, iniciou um projeto para substituir o asfalto da estrada da Rota 66 por painéis solares. As primeiras placas serão instaladas em um local de descanso para motoristas na cidade de Conway. A iniciativa pretende produzir energia sustentável, e caso seja bem sucedida será aplicada em demais estradas do país.
Os painéis solares são desenvolvidos pela start-up Solar Roadways, e o orçamento possui um preço quase 10 vezes maior do que o asfalto tradicional. Cada placa mede cerca de 0,4 metros quadrados e gera em média 48 watts, dependendo das condições climáticas. Apesar de ser mais caro o investimento pode ser positivo, já que a longo prazo a própria produção de energia pode “pagar a estrada”.
A instalação das placas de energia solar em, aproximadamente, 22 metros visa abastecer o consumo energético da estrutura do ponto de descanso. Segundo a fabricante, se o asfalto de todas as rodovia forem substituídos por placas solares, a energia elétrica produzida seria três vezes maior do que o consumo desta nos Estados Unidos.
Além do recurso de produção de energia, as placas que substituirão o asfalto possuem LEDs indicativos e um sistema de aquecimento para não permitir o acúmulo de gelo em áreas mais frias. Apesar das previsões otimistas, muitos críticos afirmam que o investimento não vale a pena, mas Tom Blair, engenheiro assistente do MoDOT, acredita que as estradas com painéis solares podem criar novas fontes de receita. As obras serão concluídas até o final de 2016. (Portal Adrenaline/Mariela Cancelier)