O Povo
Uma montadora de veículos blindados de uso militar tem interesse em instalar uma fábrica no Ceará, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no Complexo Portuário e Industrial do Pecém. As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE).
A companhia responsável é de nacionalidade norte-americana. O nome não foi divulgado a pedido da própria empresa, mas o investimento global será de US$ 200 milhões e com possibilidade de gerar 300 empregos qualificados nas áreas de engenharia.
“Apresentamos a ZPE para os investidores. Os veículos que serão produzidos são de alto valor agregado”, explica a titular da SDE, Nicolle Barbosa. Ao todo serão 30 unidades fabricadas por mês e direcionados exclusivamente para a exportação.
A empresa, segundo Nicolle, fornece veículos para o Exército dos Estados Unidos. “Levarão para os acionistas nossas propostas de incentivos. Devem voltar para o Estado dentro de três meses”, adianta. Não há previsão para a assinatura de um eventual protocolo de intenção.
A titular da SDE destaca a tendência de mudança nos rumos das atividades econômicas do Ceará, fortemente ligada à produção de gêneros agrícolas, setor têxtil e calçadista. “O foco é mudar o perfil da nossa economia, buscando sempre a inovação, para termos setores mais desenvolvidos”, afirma. Um dos setores mais beneficiados com a vinda da empresa seria o metalmecânico.
Outro negócio em fase de prospecção é um hotel 7 estrelas que o Ceará pode receber. O empreendimento é de nacionalidade libanesa. Três áreas em municípios foram separadas para abrigar, caso as negociações evoluam, a unidade: Aracati, Cascavel e Cruz. “O empreendimento iria para o Rio de Janeiro. Querem uma área de praia mais reservada e que tenha proximidade com aeroportos”, explica Nicolle. Ao todo, devem ser gerados 2,5 mil empregos diretos e até 5 mil indiretos.
Zotye
O Estado também negocia com a montadora chinesa Zotye a instalação de uma fábrica de automóveis comerciais. O valor do investimento é de R$ 200 milhões. O diretor geral da Zotye no Brasil, Cadu Barbosa, informou que a empresa se posiciona de maneira favorável à instalação. “A aprovação da China está certa. Vamos ainda conversar com o Governo do Estado”, explica.
Para operar, o Governo estadual havia pedido à empesa chinesa uma produção de 100 mil veículos ao ano. A fabricante usaria o Porto do Pecém como plataforma de exportação para a América Latina. (O Povo)