Auto Press
O modelo mais luxuoso de uma marca de luxo tem funções mais importantes do que ser um sucesso de vendas. Caso da sexta geração do sedã Série 7, da BMW. O modelo chega no Brasil na versão 750Li M Sport com diversas inovações para se tornar referência no segmento. Caso, por exemplo, do acionamento do sistema de multimídia por meio de gestos com as mãos e do uso de polímeros com fibra de carbono para cobrir a alma em alumínio da estrutura do automóvel. Esses recursos, certamente, serão encontrados no restante do line-up marca. Por enquanto, no entanto, eles tentam dar sentido ao preço pouco afável de R$ 709.950. E, não à toa, as projeções da marca são comedidas: a expectativa é emplacar apenas 50 unidades neste ano, ou seja, menos de dez por mês.
A receita é a básica de um topo de linha de luxo. O motor é um 4.4 V8 biturbo com 450 cv de potência e 66,2 kgfm de torque, gerenciado por uma transmissão automática de oito marchas, que leva sedã de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e à máxima de 250 km/h. O interior luxuoso é composto por materiais de alto padrão, como madeira nobre com detalhes em metal e couro Nappa com três opções de tons. Externamente, as novidades mais marcantes estão no conjunto ótico e no desenho dos para-choques. Os faróis são em full-led adaptativos, com assistente de farol alto, e a grade frontal é ativa – dependendo da situação, abre ou fecha as aletas para melhorar a refrigeração ou a aerodinâmica.
O novo BMW Série 7 também é o maior carro já produzido em série pela fabricante bávara. Ele mede 5,24 metros de comprimento, 3,21 m de distância entre-eixos – 14 centímetros a mais que o modelo anterior –, 1,48 m de altura e 2,17 m de largura, incluindo os espelhos retrovisores laterais. Por aqui ele virá sempre com pacote M Sport, que agrega elementosde desenho esportivo como para-choques, saias laterais e rodas de liga leve de 20 polegadas. O interior do Série 7 se destaca pelos sistemas Comfort Access e Soft Close. Enquanto o primeiro possibilita a abertura e o fechamento automático das portas sem contato manual, inclusive a do porta-malas, o outro as puxa automaticamente, fechando-as completamente. Todos os bancos vêm com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massageador. Quem viaja atrás ainda desfruta do Executive Lounge Seating, que rebate e abre um apoio para os pés instalado no banco dianteiro direito.
O sistema de som é de alta definição, com amplificador de 10 canais e 16 alto falantes. Fornecido pela Bowers & Wilkins, traz telas de 10 polegadas, de alta resolução e com leitor de Blu-Ray, instaladas nos encostos dos bancos dianteiros. Tudo controlado pelo BMW Touch Command Control, um tablet de sete polegadas integrado ao descanso de braço central traseiro, que pode ser removido e levado a qualquer lugar – o que garante acesso à internet. Por meio dele também é possível acessar TV, rádio, DVD e Blu-Ray, além de quase todas as funções do veículo. Outro item de conforto para quem vai atrás é o BMW Individual Cool Box, uma pequena geladeira integrada aos assentos com capacidade para 15 litros.
O carro ainda traz mais dois mimos aos futuros clientes. O primeiro é o Sky Lounge, um teto solar elétrico panorâmico com 16 mil pontos iluminados por fibra ótica, que se assemelha a um céu estrelado – recurso famoso nos Rolls-Royce, marca controlada pela própria BMW. O outro é o Ambient Air, tecnologia que permite regular a intensidade e o tipo de aroma predominante dentro do veículo, com quatro opções de fragrâncias. Um sistema que chama a atenção é o Gesture Control, que consiste em um sensor 3D que reconhece gestos específicos para determinadas funções, como controlar o volume do áudio, atender ou recusar ligações e navegar pelo menu do GPS. Este sistema também agrega o iDrive touch, seletor sensível ao toque apto a reconhecer sinais e letras desenhadas com a ponta dos dedos, tela de 10,3 polegadas, também sensível ao toque e instalada no console central.
A chave, chamada de Display Key, vem equipada com um pequeno visor de LCD colorido, sensível ao toque. Por meio dela é possível travar e destravar portas, acender e apagar as luzes internas e erguer ou recolher os vidros laterais, assim como acessar diversas informações sobre o veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos. Entre os equipamentos de assistência ao condutor, os destaques ficam por conta do painel de instrumentos multifuncional de 12,3 polegadas. Ele combina velocímetro, conta-giros, odômetro e marcador de combustível, com informações de rota, chamadas telefônicas e entretenimento. Estas características podem ser configuradas de acordo com o modo de condução escolhido – há o Eco Pro, Sport, Confort e Adaptive. O pacote tecnológico do novo BMW Série 7 de contempla ainda o BMW Head-up Display, visor que projeta dados e alertas dos sistemas de assistência BMW Night Vision e Driving Assistant Plus no para-brisa do carro e evita que o motorista desvie o olhar do trânsito. Um conjunto de câmeras e sensores permite a visualização em efeito 3D de todo o entorno do veículo, facilitando manobras e prevenindo colisões. Em movimento, o conforto é realçado com a atuação da direção elétrica e da suspensão pneumática de dois eixos com auto-nivelamento. (Auto Press/Fabio Perrotta Jr.)