O meio ambiente agradece

Boletim AutoBus

 

Uma das maneiras de se reduzir o impacto negativo ao ambiente urbano é promover eficiência energética e o uso da tecnologia nos sistemas de transporte público. A operação de ônibus com propulsões alternativas é uma das soluções viáveis disponíveis no mercado e a tração híbrida (diesel/elétrica) configura-se como realidade em muitas cidades. A BAE Systems, empresa norte-americana que é uma das referências mundiais em inovações tecnológicas, com atuação em vários sistemas de transporte coletivo pelo mundo, dispõe de seu sistema híbrido HybriDrive presente em seis mil ônibus, com um resultado anual bem expressivo na economia de combustível da ordem de 13 milhões de galões por ano (o equivalente a 49.140.000 de litros) e de 150 mil toneladas de CO² deixados de ser emitidos na atmosfera.

 

“Nosso sistema híbrido tem um grande poder para proporcionar melhor eficiência energética nos ônibus, com reduzidos índices de emissões poluentes. Estamos no mercado desde 1998 e hoje, além das cidades norte-americanas, já comercializamos nossa tecnologia na Europa e na China”, disse Carol Gorenflo, gerente de comunicação da BAE Systems.

 

O conceito da tração híbrida HybriDrive é pelo sistema em série, onde o motor de combustão atua somente como gerador de energia para a propulsão elétrica, essa a responsável pela tração do veículo, além do banco de baterias de lítio. O desenvolvimento da fabricante norte-americana é idealizado para as versões convencional, articulada e Double Deck de ônibus urbanos. (Boletim AutoBus)