Alemanha irá refazer testes de emissões

Jornal do Carro

 

O escândalo causado pela descoberta das fraudes de testes de emissões em motores a diesel pela Volkswagen parece ter sido a ponta de um iceberg. O governo alemão começou a testar modelos de outras marcas, também movidos ao combustível fóssil, para apurar a existência de softwares ilegais similares aos que permitiram as fraudes pela VW. E constatou que vários desses carros apresentavam níveis de emissão inexplicavelmente altos de dióxido de carbono – gás que vem sendo culpado por mudanças climáticas e pelo aumento do efeito estufa.

 

Diante disso, uma comissão do Ministério dos Transportes da Alemanha pediu que os testes de 30 dos 53 modelos testados fossem refeitos. As primeiras avaliações foram feitas em carros de marcas que incluíam não apenas as do grupo VW, mas também Ford, Opel (bandeira europeia da General Motors), BMW, Mercedes-Benz, Fiat, Renault, Peugeot e Toyota. Mas as autoridades não revelaram quais desses modelos terão de ser submetidos a novas medições.

 

Na semana passada, a Opel e a Fiat foram intimadas a dar explicações ao governo alemão sobre as elevadas emissões de óxidos de nitrogênio da minivan Zafira e do crossover 500X, respectivamente. A marca italiana não atendeu à convocação.

 

Por enquanto, a única montadora que teve comprovado o uso de software fraudulento foi a Volkswagen. Mas a autoridade está investigando outras técnicas que os fabricantes possam estar utilizando para alterar o rendimento de seus motores e que podem ter como efeito colateral o aumento nas emissões de poluentes. (Jornal do Carro)