Ford completa 97 anos de veículos montados em série no Brasil

Auto Estrada

 

Muita gente não sabe, mas a Ford está perto de completar um século do início da produção de automóveis em série no Brasil. Neste mês, a montadora atinge a marca de 97 anos desde a montagem da primeira unidade do Modelo T em solo brasileiro, em 1919, em linha de montagem localizada no centro da cidade de São Paulo. Na ocasião, os veículos eram fabricados com componentes importados dos Estados Unidos.

 

Posicionado em uma faixa mais acessível de preço, quando a indústria automotiva ainda engatinhava no país, o Modelo T chegava em 1925 às 24.250 unidades comercializadas no mercado brasileiro, cerca de seis anos após seu lançamento. Ele foi responsável pela primeira linha de montagem de veículos no Brasil.

 

O modelo, inclusive, foi um dos destaques, nos anos 20, da primeira exposição automotiva de grande porte no país, realizada no Palácio das Indústrias, na capital paulista, e que foi precursora do atual Salão do Automóvel de São Paulo.

 

Considerando outros mercados, o Modelo T somou 15 milhões de unidades produzidas desde sua estreia nos EUA, em 1908, até o fim de sua produção, em 1927. É considerado um pioneiro da indústria automotiva, responsável por ajudar a popularizar os carros no mundo. Primeiro veículo com fabricação em linha de montagem, destacou-se por consolidar conceitos como peças padronizadas e intercambiáveis e trazer mecânica confiável e de fácil manutenção. (Auto Estrada/Alessandro Reis)