Carplace
A Volkswagen está sendo processada nos Estados Unidos por conta de problemas relacionados aos direitos de uso da tecnologia híbrida de propulsão em seus carros. Conforme relata a agência de notícias Reuters, a fabricante alemã e suas subsidiárias Audi e Porsche teoricamente teriam infringido os direitos de patente do sistema híbrido-elétrico de propriedade da empresa Paice LLC. O caso veio à tona nesta semana e está sendo analisado pela Comissão de Comércio Internacional norte-americana.
A Paice afirma que durante os anos 2000 fechou um acordo de cooperação com a Volkswagen para estudos sobre a tecnologia. Durante mais de 350 dias engenheiros da empresa colaboraram com a montadora fornecendo informações sobre o funcionamento do sistema e seu uso comercial no futuro. Contudo, diz a companhia, “depois de aprender tudo o que precisava da Paice, a VW encerrou abruptamente a colaboração e nunca licenciou nossa tecnologia”.
Agora, a empresa planeja abrir uma disputa jurídica com o conglomerado alemão e, entre outras medidas, pede o bloqueio da importação de carros híbridos da Volkswagen, Audi e Porsche nos EUA. (Carplace/Dyogo Fagundes)