Futuro nacional, Kwid zera em teste de colisão

Car and Driver Brasil

 

O Global NCAP, organização responsável por avaliar a segurança dos carros vendidos em todo o planeta, divulga o resultado do teste de colisão do Renault Kwid, modelo que será produzido e vendido no Brasil no segundo semestre. E o compacto decepcionou: zero estrelas (de um máximo de cinco) na proteção para adultos e duas estrelas na proteção para crianças.

 

Vale lembrar, porém, que o modelo testado foi o vendido na Índia. Das três versões avaliadas (todas tiveram a mesma nota), apenas uma conta com air bag – e somente do lado do motorista. Na semana passada a Renault confirmou, através de uma nota oficial, que o Kwid brasileiro terá adaptações em relação ao indiano. Ou seja, terá melhorias estruturais e no acabamento.

 

O Global NCAP se comprometeu a testar também a versão com dois air bags, que será lançada na Índia no mês que vem. Apesar disso, a organização não espera por notas melhores, pois afirma que o compacto tem problemas estruturais. “Estou chocado e preocupado com os péssimos resultados obtidos”, afirma Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP.

 

Brasil

 

Com produção confirmada na fábrica de São José dos Pinhais, o Kwid chega com a missão de substituir o veterano Clio como o modelo de entrada da marca. A intenção da Renault é vender o carro com um nível razoável de equipamentos na casa dos R$ 30 mil. No Brasil a Renault equipará o modelo de 3,67 m de comprimento e 660 kg com o novo motor 1.0 de três cilindros e 80 cv, que promete bastante economia.

 

O Kwid terá quadro de instrumentos digital de série e a central multimídia MediaNav entre seus equipamentos opcionais. A expectativa é que sejam cinco versões disponíveis: Urban, Iconic, Zen, Intens e Life. (Car and Driver Brasil)