Pesquisa da Ford Europa mostra os novos compradores de SUVs

Frota & Cia

 

A Ford promoveu uma pesquisa para entender as razões da quadruplicação das vendas de utilitários esportivos na Europa desde 2005. O levantamento apontou três grupos responsáveis por esse crescimento significativo: as mães com filhos pequenos, os jovens de 17 a 34 anos da chamada geração do milênio e os “Quintastics”, novo termo da moda para definir pessoas dinâmicas acima dos 50 anos.

 

Os utilitários devem chegar a 27% do mercado total de veículos na Europa até 2020. A pesquisa foi feita na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido com 5.000 pessoas que têm ou pretendem comprar um veículo nos próximos 12 meses. Quase um terço das jovens mães, um quarto dos jovens e um quinto dos cinquentões consideram um SUV como seu próximo carro.

 

A pesquisa também mostrou que a percepção dos SUVs mudou radicalmente. Dos pesquisados, 82% dizem que eles não são mais apenas um veículo de luxo: tornaram-se mais eficientes e amigos do meio ambiente nos últimos anos.

 

“Os utilitários esportivos deixaram de ser um pequeno nicho na Europa para se tornar uma das tendências automotivas mais significativas da última década”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa. “Todos que previram o esfriamento das vendas de SUVs erraram”.

 

A linha Ford de SUVs na Europa é formada pelo EcoSport, Kuga e Edge. “Temos uma variedade de escolha para atender diferentes perfis de consumidores e esperamos vender 200.000 SUVs no continente este ano, 200% mais que em 2013”, ressalta o executivo. (Frota & Cia)