Auto Estrada
A Chevrolet, que há alguns dias já havia confirmado o lançamento da segunda geração do Cruze para o segundo semestre, criou uma seção no site oficial da montadora onde interessados podem se cadastrar para obter informações sobre o sedã, que já é fabricado na Argentina – atualmente, ele é montado em São Caetano do Sul (SP).
Além de um formulário para o preenchimento de dados pessoais, a página de divulgação do novo Cruze exibe fotos de detalhes do modelo, como parte da dianteira, da lateral e da traseira de uma unidade com pintura vinho.
O sedã será equipado com motor 1.4 Ecotec Turbo com injeção direta de combustível e sistema start-stop, que desliga automaticamente o propulsor em paradas rápidas, como em semáforos, para poupar combustível. Segundo a Chevrolet, esse propulsor tem consumo compatível com o de “compactos populares” e rende 155 cv de potência e 24,5 kgfm de torque com gasolina. Ainda não há confirmação, mas no Brasil o propulsor deve ser adaptado para receber tecnologia flex – o Cruze de primeira geração vendido aqui traz sob o capô propulsor 1.8 flex de 144 cv e 18.9 kgfm. As opções de câmbio são manual ou automático de seis marchas, com melhorias para trocas mais rápidas e eficientes, afirma a Chevrolet.
Poucos meses após ser lançada, a novidade será uma das principais atrações do estande da empresa no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro próximo. Apresentada em Detroit (EUA) em meados do ano passado, a nova geração é construída sobre plataforma inédita, com uso de alumínio e aço de alta resistência para ficar até 113 kg mais leve.
Por fora, a carroceria do Cruze ficou mais esportiva, exibindo mais vincos e uma curvatura de teto um pouco mais acentuada, com a coluna traseira avançando sobre a tampa do porta-malas. As dimesões também aumentaram: a distância entre-eixos cresceu 7,5 cm, subindo para 3,43 m, contra os 2,68 m atuais. O comprimento subiu de 4,60 m para 4,67 m.
Por dentro, o novo Cruze traz interior parecido com o atual e várias tecnologias de segurança e conectividade, tais como dez airbags nas configurações mais completas, alertas de ponto cego, tráfego cruzado traseiro e colisão frontal, além de central multimídia My Link de segunda geração, compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play.
A lista de equipamentos inclui freios a disco nas quatro rodas, conexão 4G Wi-Fi, faróis com iluminação por LEDs e bancos e volante com aquecimento (no mercado norte-americano). (Auto Estrada/Alessandro Reis)