Blog Ponto de Ônibus
O total de veículos em circulação no Brasil aumentou 2,5% em 2015 na comparação com 2014. O número faz parte de um estudo do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 06 de maio.
Segundo o levantamento, em 2014 circulavam no Brasil 41,53 milhões de veículos de diversos tipos. Em 2015, esse número aumentou para 42,58 milhões de veículos. Do total da frota do ano passado, 35,26 milhões de unidades são referentes a carros de passeio.
O menor aumento foi na frota de ônibus, com crescimento de 0,4%. Em 2014, ainda segundo o estudo do Sindipeças, havia 387 mil 656 ônibus, total que foi para 389 mil 123 no ano passado.
Somente três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro somam mais da metade da frota circulante de veículos no Brasil: 56,14%. Os dados mostram mais uma vez que é necessário investir na ampliação dos sistemas de transportes públicos para que o número de viagens realizadas por esta frota diminua. Só assim seria possível reduzir os congestionamentos e os níveis de poluição.
Outro fato que o resultado mostra é que as reduções de congestionamento que ocorreram em São Paulo, por exemplo, entre 2014, 2015 e início de 2016, não se devem à crise econômica. Isso porque, o número de venda de automóveis caiu, mas a frota em circulação, como mostra o estudo com base em dados do Denatran aumentou. O importante é saber quantos veículos estão circulando e não apenas quantos novos foram emplacados.
A idade média dos veículos é que pode revelar os efeitos da queda nos emplacamentos. Entre 2014 e 2015, todas as categorias de veículos tiveram crescimento na idade. A idade dos ônibus no Brasil é de 9 anos e 6 meses.
Sobre os combustíveis, o estudo conclui que em 2015 os veículos movidos a bicombustível representaram mais da metade da frota total, e os veículos a gasolina, 31,7%. Somados, chegam a quase 90% de todos os automotores circulantes. Já a frota movida a álcool vem diminuindo ano a ano, e os autoveículos a diesel têm se mantido em aproximadamente 10% do total que circula no País. Os veículos movidos a GNV – Gás Natural, os tetrafuel e os híbridos elétricos não conseguiram números representativos. (Blog Ponto de Ônibus)