Aeolus anuncia investimento de US$ 30 milhões em novo centro de pesquisas

Portal CIMM

 

A fabricante chinesa de pneus Aeolus, que tem como principal acionista a China National Chemical Corp (ChemChina), anuncia um investimento de US$ 30 milhões na construção de um novo laboratório que centralizará todas as pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias nos segmentos de pneus de caminhões e industriais do Grupo ChemChina. O local, que terá 18.000 m² de área, vai beneficiar todas as marcas de pneus do Grupo – além de Aeolus, também a gigante Pirelli e outras três marcas chinesas.

 

O novo laboratório começa a ser construído em novembro deste ano, dentro da fábrica de Jiaozuo, localizada na província de Henan, na China. A conclusão do projeto está prevista para julho de 2018.

 

“Este novo centro de desenvolvimento vai unir profissionais e tecnologias do Grupo ChemChina do mundo todo. Nossa expectativa é que 90% dos testes com novos pneus sejam realizados lá a partir de 2018”, afirma Ali Guo, diretor internacional de Vendas & Marketing da Aeolus Tyre.

 

A Aeolus atingiu um faturamento global de, aproximadamente, US$ 1 bilhão em 2015, sendo US$ 550 milhões deste total alcançados fora da China. A empresa está presente, atualmente, em 150 países. Além da matriz na China, a empresa possui subsidiárias no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Bulgária e Argélia – nos demais países a marca é comercializada por meio de distribuidores oficiais. Para 2016, a previsão da empresa é repetir o faturamento global do ano passado, em torno de US$ 1 bilhão, mas ampliar a fatia de vendas fora da China para perto de U$ 600 milhões. A Aeolus produz, anualmente, cerca de 12,3 milhões de pneus, sendo 6,5 milhões do segmento de ônibus e caminhões, 5  milhões de unidades para automóveis de passeio e utilitários esportivos e 800 mil para a área industrial.

 

“O Brasil é um mercado muito importante dentro dos planos estratégicos da Aeolus e, hoje em dia, responde por 10% das vendas de pneus de automóveis de passeio da marca pelo mundo”, afirma Ali Guo.

 

A companhia planeja continuar aumentando sua participação no Brasil. A marca atua nos segmentos de carros de passeio, utilitários esportivos, comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores e máquinas e veículos utilizados nas áreas de mineração e construção. (Portal CIMM)