Volkswagen apresenta do Golf GTI Clubsport S, com 311 cv

Auto Estrada

 

Para comemorar os 40 anos de história do Golf GTI, a Volkswagen acaba de apresentar na Europa o GTI Clubsport S, versão de produção mais potente do hatch esportivo, limitada a 400 unidades e capaz de render 310 cv e 38,7 kgfm de torque.

 

Esses números de desempenho são extraídos do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, derivado do propulsor que equipa o Golf GTI TCR, feito para as pistas, com 334 cv e 41,8 kgfm. A título de comparação, o GTI “normal” vendido no Brasil entrega 220 cv e 35,7 kgfm, também provenientes de um bloco de dois litros turbinado.

 

De acordo com a Volkswagen, o GTI Clubsport S acelera de zero a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, contra 7,2 segundos do GTI convencional, disponível aqui com câmbio automatizado DSG de dupla embragem e seis marchas.

 

O lançamento traz apenas transmissão manual de seis velocidades e carroceria de duas portas – para poupar mais peso (que chega a 1.280 kg), o banco traseiro foi removido. Além do visual mais esportivo, com direito a aerofólio e difusor de ar traseiros, o modelo conta com rodas de liga leve de 19 polegadas exclusivas.

 

A Volkswagen afirma que o Clubsport S é o carro de produção em série com tração dianteira mais veloz a completar o Nordschleife, anel norte do circuito de Nürburgring (Alemanha), com o tempo de 7:49.21. (Auto Estrada/Alessandro Reis)