O Estado de S. Paulo
O mercado de carros de luxo teve mudanças significativas no mês de abril, impulsionadas pela queda da Audi. De marca que mais vendeu carros em março, e também fabricante do modelo mais comercializado, o A3 Sedan, a montadora de Ingolstadt caiu para o segundo lugar em abril.
A liderança no mês passado foi da BMW, que registrou 842 emplacamentos e alta de 8,8% em relação a março. O resultado foi conquistado graças aos bons desempenhos do Série 3, segundo modelo de luxo mais comercializado em abril, e do X1, sexto colocado no ranking.
A Audi teve 790 unidades comercializadas, queda de 48,8% ante o mês anterior. O principal motivo foi a retração nos emplacamentos do A3 Sedan, que caiu para a quarta colocação entre os mais vendidos.
As vendas da Mercedes também caíram. A terceira colocada no ranking das marcas de luxo comercializou 787 carros em abril, 22,5% a menos que em março. Seu carro mais vendido foi o GLA.
A Land Rover foi a quarta colocada, com 553 emplacamentos, ante os 674 do mês anterior. A marca, porém, obteve destaque em abril. Pela segunda vez desde que foi lançado, o Discovery Sport foi o carro de luxo mais vendido do Brasil.
Da Volvo, as vendas totalizaram 254 unidades. Seu único veículo a aparecer no “top 1o” é o XC60.
No acumulado de janeiro a abril, a Audi mantém a liderança, com 3.998 emplacamentos. O segundo lugar é da Mercedes (3.150), seguida por BMW (3.029), Land Rover (2.518) e Volvo (1.056). Os dados são da Fenabrave, federação que reúne associações de concessionárias.
Veja a lista dos dez mais vendidos:
1 – Land Rover Discovery Sport – 315 unidades
2 – BMW Série 3 – 301
3 – Mercedes-Benz GLA – 281
4 – Audi A3 Sedan – 272
5 – Audi Q3 – 218
6 – BMW X1 – 211
7 – Mercedes-Benz Classe C – 183
8 – Volvo XC60 – 175
9 – Land Rover Range Rover Evoque – 170
10 – Mercedes-Benz CLA – 48
(O Estado de S. Paulo/Rafaela Borges)