Mercedes comemora 60 anos de produção no Brasil

Auto Estrada

 

A Mercedes-Benz iniciou esta semana as comemorações dos 60 anos de presença no Brasil como fabricante de veículos. Sua primeira instalação produtiva no país foi a fábrica de São Bernardo do Campo, foi inaugurada em setembro de 1956 e continua em plena atividade.

 

A Mercedes-Benz possui três fábricas no país: além da de São Bernardo, que produz caminhões e chassis de ônibus, produz caminhões em Juiz de Fora, MG, e começou a montar carros (Classe C) em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

 

Os caminhões e ônibus da marca alemã tiveram importante papel já no início de suas atividades no país, nas décadas de 1960 e 1970, sendo utilizados na construção de Brasília e em outras grandes obras públicas, como as hidrelétricas de Três Marias e Itaipu. O transporte de passageiros via rodoviária também foi extremamente importante no período, com a interiorização da economia brasileira e a ampliação das fronteiras agrícolas.

 

América Latina

 

A linha de produtos da Mercedes inclui caminhões, ônibus, comerciais leves e automóveis de luxo. Entre os destaques da marca estão onovo caminhão extrapesado Actros, um dos mais avançados do mundo e o chassi de ônibus urbano O 500 U. Entre os comerciais leves se destaca o Vito, conversões para passageiros e para carga. O sedan Classe C 180é produzido desde o início do ano na nova fábrica da empresa em Iracemápolis (SP), onde o SUV compacto GLA começará a ser fabricado até o final deste ano.

 

Para marcar o evento, a Mercedes trouxe da Alemanha o Caminhão do Futuro 2025, veículo de condução autônoma. Algumas de suas tecnologias já fazem estão presentes em produtos brasileiros, como os sistemas de assistência à condução do Actros.

 

2.120.000 veículos comerciais produzidos no Brasil

 

Em seus 60 anos de intensas atividades, a Mercedes-Benz do Brasil já vendeu 2.120.000 veículos comerciais produzidos no país: 1.450.000 caminhões e 670.000 ônibus. A empresa lidera o segmento dos ônibus no Brasil há 60 anos. De cada 10 caminhões que circulam no Brasil, 4 são Mercedes-Benz e, de cada 10 ônibus, 6 levam a marca da estrela.

 

A Mercedes-Benz é também a maior exportadora de veículos comerciais do país, enviando produtos para 60 países de diversos continentes. Cerca de 432.000 caminhões e ônibus foram exportados nessas seis décadas. (Auto Estrada/Jorge Meditsch)