Frota & Cia
A Editora Frota, que edita a revista Frota & Cia e o portal Frota & Cia On Line, anunciou no dia 12 de abril os ganhadores do Prêmio Lótus 2016, a mais consagrada e cobiçada premiação do mercado brasileiro de veículos comerciais.
Em sua 23ª edição, o Prêmio Lótus 2016 refletiu com precisão o vendaval que arrasou a indústria automobilística brasileira no ano passado e o segmento dedicado à produção de veículos comerciais, em particular. “A forte disputa entre fabricantes, diante de um mercado em retração, provocou mudanças no ranking de marcas e modelos de caminhões, ônibus e utilitários que competem no mercado nacional”, explica José Augusto Ferraz, diretor da empresa e responsável pela premiação. Na visão do diretor, a dança de posições na lista de ganhadores do Prêmio Lótus 2016 reflete uma alternância típica do mercado, sobretudo em períodos de maior competição.
É o caso da MAN Latin America, que responde pelas marcas MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Se, de um lado, a empresa reafirmou a sua condição de “Marca do Ano em Caminhões”, pela liderança conquistada nesse mercado, pelo sétimo ano seguido, de outro, não conseguiu repetir o desempenho do ano passado, quando conquistou sete estatuetas da premiação. Em 2016, a montadora leva para a fábrica de Resende um total de cinco distinções, com destaque ainda para os títulos de “Caminhão do Ano” e “Caminhão Semipesado do Ano”, outorgados ao modelo Volkswagen Constellation 24.280 6×2. Mais o troféu de “Caminhão Leve do Ano”, por conta do bom desempenho do VW Delivery 8.160.
A segunda novidade do ano atende pelo nome de Ford Caminhões. A montadora de São Bernardo do Campo foi premiada em quatro categorias; nada menos que três a mais em relação a uma única conquista do ano passado. A volta do consagrado modelo F-350 ao mercado brasileiro permitiu à fábrica da marca oval retomar a liderança no mercado de caminhões semileves e colocar esse fenômeno de vendas de volta ao topo desse segmento. Da mesma forma, o modelo Cargo 1119 garantiu à Ford Caminhões mais um título de “Caminhão Médio do Ano” e o inédito troféu de “Marca do Ano em Caminhões Médios”.
Outra surpresa foi a fábrica Mercedes-Benz que, pela primeira vez em toda a história da premiação, não figurou em nenhuma categoria do mercado de caminhões, outrora cativo da montadora alemã. Para compensar a perda, a fabricante manteve seu domínio no mercado brasileiro de chassis de ônibus, tanto nos segmentos urbano quanto rodoviário.
O mesmo aconteceu com a Fiat, que garantiu dois consagrados pódios, o de “Furgão Leve do Ano” e “Furgão do Ano”, atribuídos pela ordem ao Fiorino Furgão e o Ducato Cargo. Mas, teve de ceder espaço à Renault – que faz sua estreia no Prêmio Lótus – por conta das 3.748 unidades licenciadas da Master, que renderam o cobiçado título de “Minibus do Ano”.
Apenas a Volvo, Marcopolo, Volare, Hyundai e Caio mantiveram as mesmas conquistas do ano passado, reconhecidas pelo Prêmio Lótus 2016. Confira, na lista abaixo, os ganhadores da premiação e os títulos conquistados por cada marca.
PRÊMIO LÓTUS 2016
MAN LATIN AMERICA / VOLKSWAGEM
Marca do Ano em Caminhões
Marca do Ano em Caminhões Leves
Marca do Ano em Caminhões Semipesados
Caminhão do Ano – Constellation 24.280 6X2 rígido
Caminhão Leve do Ano – Delivery 8.160
Caminhão Semipesado do Ano – Constellation 24.280 6X2 rígido
FORD CAMINHÕES
Marca do Ano em Caminhões Semileves
Marca do Ano em Caminhões Médios
Caminhão Leve do Ano – F 350
Caminhão Médio do Ano – Cargo 1119
MERCEDES-BENZ
Marca do Ano em Chassis de Ônibus
Marca do Ano em Chassis de Ônibus Urbanos
Marca do Ano em Chassis de Ônibus Rodoviários
VOLVO
Marca do Ano em Caminhões Pesados
Caminhão Pesado do Ano – FH 460 6x2T
RENAULT
Minibus do Ano – Master Minibus
FIAT
Furgão Leve do Ano – Fiorino Furgão
Furgão do Ano – Ducato Furgão
CAOA / HYUNDAI
Camioneta de Carga do Ano – Hyundai HR
CAIO/INDUSCAR
Marca do Ano em Carrocerias de Ônibus Urbanos
VOLARE
Marca do Ano em Micro-ônibus
(Frota & Cia)