Auto Estrada
Uma nova versão, um retoque no estilo e novos equipamentos digitais são os principais destaques da nova linha da picape Saveiro de Volkswagen. A gama passa a incluir agora a Robust, nova versão de entrada, e soma sete opções no total, entre variantes com cabine simples, estendida e dupla.
Diante da esmagadora vantagem da Fiat Strada, que domina mais da metade das vedas do segmento, a Volkswagen optou, já no lançamento da linha anterior da Saveiro, por apostar num nível tecnológico superior. Começando pelo mais simples, dotou sua picape pequena de freios a disco nas quatro rodas em todas as versões. E acrescentou os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, dois importantes itens de segurança.
Mais algumas pitadas na área: sistema auxiliar para partida em rampas (hill hold Assistance), que evita que o veículo recue antes que o motorista acelere e sistema ABS off-road, que melhora o desempenho dos freios em pisos de cascalho ou arenosos.
No percurso que fizemos para avaliar a Saveiro, que incluiu um bom trecho de terra – bastante molhada por uma forte chuva na véspera – deu para sentir o bom comportamento da picape em pisos com alguma lama, que poderiam ser desafiadores para modelos mais baixos. O controle de tração entrou em funcionamento em vários momentos, mantendo a dirigibilidade do carro. No dia seguinte, a Volkswagen programou uma série e exercícios para demonstrar os equipamentos no asfalto da pista da Bridgestone.
Na aparência, a dianteira foi alinhada ao design global da marca, ganhando contudo uma identidade diferenciada em relação aos irmãos de plataforma Gol e Voyage. A traseira mudou ainda mais, ganhando novas lanternas.
Por dentro, a novidade maior é o novo painel, juntamente com o novo volante multifuncional, parecido com o do Golf. Como em toda a linha VW, o acabamento é um dos pontos altos. Mesmo nas versões mais simples, os materiais usados mostram boa qualidade e a manufatura é cuidadosa.
Seguindo a onda do momento, os marquetólogos da Volkswagen estão destacando bastante a variedade de equipamentos de infotainment, ou seja, informação e entretenimento, principalmente as possibilidade de espelhamento dos telefones celulares mais avançados. Com as possibilidades variando conforme as versões do carro, o sistema App-Connect, permite a integração dos smartfones na tela sensível ao toque (touchscreen), funcionando com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
Do lado mecânico, a picape teve a altura da suspensão ligeiramente elevada, o que melhora seu desempenho não apenas fora da estrada, mas nas ondulações, lombadas e valetas de nossas desastrosas vias urbanas. A versão Cross, topo de linha, conta agora com o motor 1.6 de 120 cv, da família EA211. A Robust, Trendline e Highline são equipadas com o motor 1.6 Total Flex, de 104 cv (etanol). O câmbio, outro ponto forte da marca, continua a ser o eficiente e resistente MQ 200, com cinco marchas.
Voltada para o trabalho, a versão Robust amplia a linha Saveiro para sete opções, com cabines simples, estendida e dupla e vários graus de equipamento
Versões e preços
Robust (cabine simples) – R$ 43.500
Trendline
CS – R$ 47.970
CE – R$ 52.730
CD – R$ 56.270
Highline (cabine dupla) – R$ 63.070
Cross
CE – R$ 66.110
CD – R$ 69.250
(Auto Estrada/Jorge Meditsch)