Frota & Cia
A Volvo Bus Latin America apresentou em Curitiba (PR), seu mais novo reforço no portfólio de ônibus rodoviários. É o chassi B310R, desenvolvido especialmente para operações de fretamento e viagens de curtas e médias distâncias. O B310R vem com tração 4×2 e motor de 11 litros, com de 310 cavalos de potência, e passa a ser mais uma opção além das potências de 340cv e 380cv oferecidas pela marca nessa configuração.
Segundo o fabricante, o modelo 4×2 é até 400 kg mais leve que os similares disponíveis no mercado e cerca de 3% mais econômico, em relação ao consumo de combustível. “Essa combinação faz do B310R o mais econômico de sua categoria”, garante Renan Schepanski, engenheiro de vendas da Volvo.
Na visão de Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, o modelo abre um novo nicho de mercado de ônibus rodoviários para a marca sueca. “Além disso, ele foi desenvolvido em parceria com o Expresso Princesa dos Campos, que opera linhas urbanas e rodoviárias.
O B310R é fabricado dentro da mesma plataforma dos demais modelos rodoviários da Volvo e conta com os mesmos itens de série: caixa de câmbio automatizada I-Shift, freio motor VEB com 390 cv de potência, suspensão eletrônica e freio a disco EBS 5.
Os chassis, podem ser equipados ainda com outros itens de segurança e conforto: o Alcolock (bafômetro) e o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade). O ESP é item de séria nos modelos 6×2 e 8×2. O item é um moderno sistema de segurança ativa que evita o risco de derrapagem e capotagem em curvas. O equipamento ativa os freios de forma automática e independente por roda, além de cortar a aceleração do veículo. (Frota & Cia)