DCI
A Volkswagen tenta se reposicionar para recuperar o mercado que perdeu nos últimos anos, disse ao DCI o vice-presidente de vendas e marketing da montadora, Jorge Portugal. O grupo alemão pretende ganhar participação já em 2016, mesmo com a crise no setor.
“Com produtos repaginados e mais acessíveis, vamos melhorar nosso market share ainda neste ano”, afirmou o executivo durante apresentação da picape Saveiro 2017. O modelo, destacou, é um bom exemplo de reposicionamento da marca. “Pela primeira vez, a Saveiro não é só o derivado de outro veículo. Agora tem identidade própria.”
Portugal garantiu que o preço da picape virá “adequado à categoria”, a despeito da fama que a marca ganhou no mercado de que seus produtos têm custo de aquisição e manutenção acima da concorrência. Ele acrescentou que a montadora deve adotar a mesma filosofia para outros veículos do portfólio.
O executivo enfatizou o trabalho da montadora de reestruturar a marca Volkswagen ao redor do mundo. O movimento ganhou força principalmente após o escândalo de emissões de veículos a diesel nos EUA, no ano passado. O episódio ainda é investigado, mas já levou a mudanças importantes na diretoria do grupo, fazendo até com que o projeto de liderança global de vendas para 2018 fosse adiado.
“Esse plano está sendo revisado e deve ser estendido por um prazo maior”, observou Portugal. Ele acrescentou que o grupo passará a ter uma administração mais regional e não centralizada, como ocorria até agora. “Assim, estaremos mais próximos dos clientes e com resposta mais rápida aos seus anseios”, pontuou ele.
Competição acirrada
A Volkswagen repaginou a Saveiro em meio à ebulição no mercado de picapes, que só nos últimos 12 meses ganhou dois produtos totalmente novos, a Toro (Fiat) e a Duster Oroch (Renault). Apesar da alemã não concorrer diretamente com estes lançamentos, devido ao menor porte, o preço pode ser decisivo para o cliente migrar de categoria.
“Estamos olhando de perto o comportamento do cliente”, salientou Portugal, que ressaltou a importância do segmento de picapes para a marca na América do Sul, diante dos terrenos acidentados. “Também vamos dar mais enfoque ao mercado destinado a veículos para trabalho, já que sempre fomos mais fortes em lazer.”
Para ganhar mercado, o executivo afirmou que os modelos Gol, Voyage, up! e Saveiro serão importantes. Portugal destacou ainda o primeiro ano cheio de produção do motor TSI em São Carlos (SP). (DCI/Juliana Estigarríbia)