Iveco tenta amenizar efeitos da crise com novo ônibus escolar GranClass

MotorDream/Auto Press

 

Dados da Fenabrave dão conta de que, no primeiro bimestre de 2016, os emplacamentos de ônibus no mercado brasileiro caíram 48,84% em relação ao mesmo período do ano anterior – que já foi uma época bem fraca. Se as vendas andam desanimadas, uma alternativa da indústria do setor é investir nos nichos com maior potencial de crescimento. Novata no segmento de transporte coletivo no Brasil – começou a comercializar seus ônibus por aqui há um ano –, a Iveco Bus está lançando esse mês o ônibus GrandClass, destinado ao transporte escolar em áreas urbanas e rurais.

 

Um dos principais estímulos ao investimento dos fabricantes desse tipo de ônibus no Brasil é o programa Caminho da Escola, criado pelo Governo Federal, que visa promover a redução nos custos e transparência nas licitações para renovação das frotas públicas de veículos escolares – que podem ser financiados pelo BNDES. O objetivo do programa é aumentar a qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, principalmente dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. No caso da Iveco Bus, mais de seis mil unidades da marca já estão em circulação por meio do Programa Caminho da Escola. Em um ano em que ocorrerão eleições municipais, para escolha de prefeitos e vereadores, a expectativa é que os temas educação fundamental e transporte escolar ganhem importância – e ajudem a aumentar a demanda por esse tipo de produto.

 

Encarroçado pela paranaense Mascarello, o GranClass 150S21 adota uma variação do chassi Iveco 170S28, já utilizado por operadoras de transporte de passageiros do Brasil. Segundo a marca italiana, está apto para atender a demanda escolar em trechos urbanos e rurais, com a maior potência e torque da categoria. Com 15 toneladas, o modelo foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, em Minas Gerais. Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus afirma que submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de testes de qualidade. “Rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento”, explica Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.

 

Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. Para aumentar a segurança dos alunos, o ônibus vem com inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmara e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas.

 

Em termos mecânicos, com o objetivo de facilitar o tráfego em estradas rurais, a lista de equipamentos de série do GranClass inclui dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. O motor N45, da FPT Industrial, tem quatro cilindros em linha. Com 4,5 litros, vem com sistema SCR, atende às normas do Proconve-P7. Gera potência máxima de 206 cv e torque chega a 73,4 kgfm, disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. A transmissão é uma Eaton FS 5406A, manual de seis marchas. O GranClass 150S21 vem com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. (MotorDream/Auto Press/Luiz Humberto Monteiro Pereira)