Carplace
A Ford do Brasil registrou a perua Focus no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Trata-se do modelo conhecido como Sportbreak na Europa, seguindo padrão semelhante ao do sedã, que desde a linha 2015 chama-se Fastback em nosso mercado. Mas isso não significa que a perua está nos planos da marca para o Brasil ou mesmo para Argentina, onde o atual Focus é fabricado para a América Latina.
O registro no INPI, no caso, pode significar apenas que a Ford está garantindo o desenho do modelo para que não haja cópias, bem como as linhas da lanterna traseira e das rodas. A perua mede 4,56 m de comprimento e 1,51 m de altura, o que significa 19,8 cm e 2,1 cm extras em relação ao hatch, respectivamente. O incremento foi todo aproveitado no porta-malas, com capacidade de 490 litros – 35% a mais que o do Focus dois volumes. Além disso, o banco traseiro é um pouco mais elevado, criando uma espécie de “efeito estádio”.
Caso a Ford do Brasil trouxesse a perua Focus para o Brasil, ela faria companhia para a VW Golf Variant no esvaziado segmento das peruas médias. Mas, devido ao crescimento cada vez maior do mercado de SUVs compactos, esta opção nos parece distante da realidade atual. Uma pena… (Carplace)