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Os preços dos combustíveis no Brasil dispararam exatamente no período em que o valor do barril de petróleo no mercado internacional despencou. Ou seja, a realidade é bem diferente de outros países onde a queda dos preços dos derivados do petróleo tornaram suas economias mais competitivas.
O Centro Brasileiro de Infraestrutura comparou os preços da gasolina e do diesel cobrados no Brasil e no mercado internacional. A gasolina brasileira é 36,5% mais cara do que a vendida lá fora e a diferença do preço do diesel é ainda maior: o combustível está 46% mais caro aqui.
Segundo a Petrobras, a política de preços da companhia busca o alinhamento entre os preços domésticos e internacionais, evitando refletir a volatilidade dos preços do petróleo e as oscilações no câmbio.
O economista Adriano Pires do Centro Brasileiro de Infraestrutura diz que o governo segurou o aumento do combustível enquanto a cotação do petróleo subia no mercado internacional. Era uma tentativa de reduzir o impacto na inflação. Adriano Pires diz que isso ajudou a colocar o caixa da Petrobras no vermelho.
O economista da universidade de Nova York Joseph Foudy explica que o preço dos combustíveis depende da política fiscal de cada país. As famílias americanas economizaram US$ 115 bilhões graças à queda dos preços dos combustíveis só no ano passado.
Nos Estados Unidos, o preço médio na bomba americana é de R$ 2,30 o litro. É bem mais em conta do que no Japão, onde o preço da gasolina também segue a cotação do petróleo. (Portal G1)