Fiat Tipo volta com toda a família no Salão de Genebra

UOL Carros

 

Após trazer de volta ao mundo o nome Tipo para batizar o sedã de origem turca Aegea, a Fiat resolveu estender a família do modelo e apresenta, no Salão de Genebra 2016, suas configurações hatchback e station wagon (perua).

 

Todos são feitos sobre a agora conhecida base do Renegade, que também origina a picape Toro no Brasil. Na Europa, a base múltipla dá à luz o 500X. Tendo o que a Fiat-Chrysler tem de mais avançado, o carro está confirmado para estrear este ano na Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

 

No Brasil, a família já roda em testes de resistência, mas a marca desconversa. O que se especula – na Europa e mesmo no Brasil – é que o modelo será produzido na fábrica de Goiana (PE), mas a data ainda está distante.

 

Melhor da Fiat

 

No design, os membros da nova família Tipo buscam inspiração na Alfa Romeo, principalmente na parte traseira, que conta com lanternas afiladas e elegantes.

 

Na dianteira, o Tipo se alinha ao padrão europeu atual – o carro lembra muito novos modelos da Volvo, aliás.

 

Por dentro, o carro é totalmente diferente do que o público brasileiro conhece sobre qualquer carro da Fiat – há um pouco disso na picape Toro.

 

Apesar de certo excesso de plástico, boa parte do material é emborrachada e de refinamento superior ao dos modelos respectivos no Brasil (Bravo, Linea e Weekend).

 

Central multimídia com tela de sete polegadas é de série em todas as versões e pode espelhar celulares Apple (CarPlay) e Android (Android Auto).

 

O que move

 

Tipo hatch e SW terão a mesma gama de motores do sedã. Falando das opções a gasolina: 1.4 Fire de 96 cv, 1.6 E-torQ de 110 cv e 1.4 T-Jet de 122 cv (turbo). Os câmbios podem ser manual, automático ou automatizado de dupla embreagem, todos de seis marchas.

 

Nas dimensões, o hatch tem 4,37 de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,50 m de altura. Na perua, o porta-malas maior aumento o tamanho para 4,57 m no total. São 440 litros para bagagens no hatchback, contra 510 no sedã e 550 na perua. (UOL Carros/André Deliberato)