UOL Carros
A Audi quer vender o Q2 no Brasil, mas espera um cenário melhor para poder fabricá-lo no país. “O carro precisa ter preço competitivo. Consideramos produzi-lo em São José dos Pinhais (PR), mas desistimos e não vamos fazer isso enquanto a situação econômica for de dificuldades”, revelou a UOL Carros Bernd Martens, chefe mundial de compras da Audi.
“Atualmente não faria sentido importá-lo da Alemanha com preços semelhantes ao do Q3”, acrescentou o executivo. Atualmente o SUV já vendido por aqui parte de R$ 127.190 na versão 1.4 Attraction, ainda importada.
Entretanto, a versão nacionalizada com motor TFSI (turbo) de 1,4 litro e 150 cv já começou a ser fabricado e sai da linha de montagem em São José dos Pinhais (PR) nas próximas semanas. Mas atenção: por enquanto ele será só a gasolina. Ainda não há previsão para chegada da configuração flex, já presente no A3 Sedan brasileiro – outro efeito da retração do mercado.
“Vamos manter nossos planos de fabricar A3 Sedan e Q3 no Brasil e tentar passar sem sustos por essa crise, porque queremos manter nossa meta de crescer e ser uma marca que vende 30 mil carros por ano. Mas esse cenário atual nos deixa preocupados”, completou Martens.
Stefan Knirsch, da mesa diretora de desenvolvimento técnico da Audi, aponta alto grau de interação do Q2 com smartphones e redes inteligentes, o que permite uso por jovens e também aplicações autônomas para o SUV Leia mais Denis Balibouse/Reuters
Base já está aqui
Nacionalizar o Q2 seria um processo relativamente fácil, visto que, conforme UOL Carros já contou, o crossover é montado sobre a plataforma MQB, a mesma de Volkswagen Golf, A3 Sedan e Q3, todos os modelos já nacionalizados (ou prestes a isso, no caso do utilitário). O motor 1.0 3-cilindros turbo também já está por aqui, equipando o up! TSI (porém com outra calibragem, sendo o do Q2 rebatizado de TFSI).
O objetivo seria vendê-lo em faixa de preço inferior ao Q3, concorrendo diretamente com versões de topo de Honda HR-V e Jeep Renegade, tal qual o A3 Sedan já faz em relação ao Toyota Corolla Altis. (UOL Carros/André Deliberato)