Aqui tem Dana: Estudantes do Paraná conquistam o primeiro lugar na 13ª. Baja Sul

A etapa Sul teve este ano 21 equipes inscritas e arrecadou 1,26 tonelada de alimentos não perecíveis

 

A equipe da Universidade Federal do Paraná  (UFPR)– Equipe  UFPR Baja SAE foi a grande vencedora da 13ª edição do Dana Baja Sul, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Complexo Industrial da Dana, em Gravataí. Em segundo lugar ficou o time vencedor da edição de 2014, equipe Velociraptor, da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), de Joinville. A competição de mini bajas é promovida pela Dana desde 2003, como forma de estimular o trabalho dos futuros engenheiros do setor automotivo.

 

Em um terreno de 10.000 m², a Dana construiu uma pista com 700 metros de extensão exclusivamente para o enduro, além de equipá-la com toda a estrutura de box, cronometragem e atendimento ao público presente. Como forma de estimular a participação, a empresa também arca com as despesas de transporte dos carros, além de doar os uniformes da organização e das equipes (camisetas e bonés). Oferece ainda alimentação e alojamento para todos no ginásio de esportes do complexo, com vestiários e chuveiros.

 

O Baja Sul representa uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem um projeto completo, passando pela concepção, detalhamento, construção, testes e aplicação. As avaliações de segurança e projeto, que incluem áreas como Gestão de Projetos e Plano de Negócios, visam simular condições semelhantes às que os futuros profissionais encontrarão na indústria, treinando-os para defender seus projetos frente à clientes exigentes.

 

“Neste ano, conseguimos aumentar a interação dos representantes da indústria presentes com os estudantes, permitindo que estas duas partes se conheçam melhor, levando a profissionais mais capacitados e capazes de atender às necessidades do mercado de trabalho. Todo esse esforço leva os alunos a dois dias de provas onde os veículos devem demonstrar desempenho e robustez em condições adversas e as equipes devem mostrar sua organização com respostas rápidas e certeiras aos imprevistos que surgem durante as três horas do enduro de resistência. Com tudo isso, o Baja se demonstra como uma ótima ferramenta de motivação e formação dos profissionais que definirão o futuro da indústria no país”, explica João Guilherme Bresolin, membro da SAE Brasil e organizador do evento.

 

Promovido pela SAE Brasil, o Baja Sul faz parte do Projeto Baja SAE Brasil, um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção.

 

Classificação final:

Resultado:

 

1º Universidade Federal do Paraná  (UFPR)– Equipe  UFPR Baja SAE

2º Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Equipe UDESC Velociraptor

3º Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Equipe Baja de Galpão.