Frota & Cia
No exato ano em completa sua 20ª edição, a mais importante de feira de transportes da América Latina – a Fenatran – abre suas portas de hoje (9) a 13 de novembro, em São Paulo, sem grandes motivos para comemorar. A crise que assola a economia brasileira e provocou a queda 44,71% nos licenciamentos de caminhões, no acumulado do ano até outubro, obrigou uma grande parte dos expositores – incluindo os fabricantes de comerciais leves e pesados – a desistir de participar do evento. As únicas exceções entre as montadoras foram a Volvo e a DAF que, por motivos variados, acharam oportuno manter o compromisso de figurar na exposição, não obstante a conjuntura sombria.
“Em razão do atual cenário econômico do país e da consequente retração do mercado de transportes, a Scania tomou a decisão de não participar da Fenatran”, ressalta Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da empresa, consciente da sua decisão. “Sabemos do valor deste evento, mas optamos por priorizar outros investimentos, como as ações de relacionamento próprias, maiores ou pontuais, e a participação em feiras nacionais e regionais”.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, faz coro com seu colega da indústria, ao explicar que a ausência na feira foi consequência da crise econômica, que obrigou a empresa a reduzir a jornada e os salários dos funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo, entre outras medidas. A decisão, contudo, não trouxe prejuízos à empresa. “A Mercedes-Benz do Brasil vai garantir os lançamentos de produtos e serviços de 2015 dentro de sua casa, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, por meio de uma ação batizada de Mercedes-Benz Solutions Week, que pretende receber cerca de 2.000 pessoas, entre clientes, concessionários, fornecedores e parceiros”, explica Philipp Schiemer.
Momento estratégico
Em defesa dos que irão à Fenatran 2015, Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões, justifica a decisão contrária à maioria de seus pares da indústria, em função do momento estratégico vivido pela empresa. “Apesar da evidente fase, a DAF está em outro período, o que nos mantém com resultados expressivamente maiores que o ano passado. Nosso produto tem muita qualidade e reforçar nossas mensagens no mercado nacional é extremamente importante nesse momento de crescimento. Por isso concluímos que não poderíamos estar de fora da Fenatran e estamos confiantes que vamos atingir um ótimo resultado”, explica o diretor.
“Em uma situação de mercado bastante comprimido, como a que vivemos hoje no Brasil, a participação em uma feira de negócios igual a Fenatran representa uma oportunidade sem igual”, reforça de outro lado o diretor de caminhões da Volvo no Brasil, Bernardo Fedalto. “Acreditamos que transportador irá participar, como sempre participou. Temos uma série de novidades para apresentar, da mesma forma que muitos outros fornecedores que lá estarão e representam uma fatia significativa deste mercado”, completa Fedalto.
João Paulo Picolo, diretor da Fenatran, lamenta a ausências das montadoras, mas aposta no sucesso da feira mesmo sem suas principais estrelas. “A Fenatran 2015 será fundamental para a retomada dos negócios do setor de Transporte Rodoviário de Cargas”, afirma o diretor. “O evento cria oportunidades de relacionamento, promoção e vendas que somente uma feira desta importância pode oferecer. O mercado precisa se encontrar e discutir o atual cenário de forma propositiva e a Fenatran é um bom palco para isso”, ressalta com convicção.
Os números da feira
Segundo o diretor, a maioria das empresas expositoras está focando seus esforços e investimentos para gerar vendas na feira. “Teremos uma Fenatran adequada para o momento de mercado e ainda mais importante para toda a cadeia do transporte”, observa. João Paulo traduz em números a importância do Salão. Ele explica que a Fenatran 2015 ocupar 80 mil m2 do Pavilhão de Exposições do Anhembi e irá contar com a participação de 320 marcas expositoras confirmadas, sendo 280 nacionais e 40 internacionais. Mais de 28.000 compradores já fizeram a sua inscrição para visitar o evento e a expectativa é receber mais de 50 mil profissionais/compradores qualificados durante os cinco dias do evento.
Com a ausência da maioria das montadoras de caminhões, os fabricantes de implementos rodoviários assumem o papel de novas estrelas do Salão. Graças a eles, a grande feira do setor não ficará esvaziada, nem de público, nem de produtos para expor. O mérito deve ser creditado aos esforços da Anfir, entidade que reúne as empresas do segmento, em conjunto com a Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora da feira. Ambas se empenharam para garantir a presença dos associados da Anfir, com o mínimo de baixas, garantindo assim a atenção dos visitantes. “Está no DNA do setor investir com coragem e ousadia mesmo em tempos de crise, pois são nesses períodos conturbados que surgem oportunidades que antes não enxergávamos. Por esse motivo, temos certeza que a feira trará ótimos frutos”, afirma confiante o presidente da Anfir, Alcides Braga.
Eventos paralelos
Na tentativa de conectar interesses, criar uma agenda positiva para o setor e gerar negócios, os organizadores da Fenatran 2015 pretendem realizar inúmeros eventos paralelos à feira. Confira algumas dessas iniciativas:
Premium Club Plus – Uma lista de mais de 2.000 principais clientes de expositores e patrocinadores vão ganhar Credencial VIP, acesso gratuito ao estacionamento e ao lounge vip, entre outros benefícios, para que tenham toda a comodidade de visitar o evento e realizar os melhores negócios.
Encontros de Negócios – Promovido no segundo dia do evento, irá reunir expositores e compradores em torno de uma agenda comum.
Congresso FENATRAN – Realizado pela primeira vez, apresentará conteúdo focado em estimular empresários e profissionais a encontrar soluções para os problemas atuais. A programação inclui ainda a apresentação de cases de inovações tecnológicas e nos negócios.
Caravanas de Compradores – Grupos de compradores para visitar o evento, a convite da NTC&Logística e demais sindicatos e federações de transporte de todo o país.
Prêmio NTC Fornecedores do Transporte – Em sua 17ª edição, a premiação será realizada integrada à Fenatran. São homenageados os melhores fornecedores de transporte de cargas do ano, eleitos com base em uma pesquisa auditada, realizada por instituto especializado.
Espaço Micro e Pequenas Empresas – Iniciativa com o propósito de permitir o acesso de novas empresas ao mercado. 18 empresas já confirmaram presença. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)